Mercado

Nosso Meio reúne líderes em evento exclusivo em Recife

Por Redação

18/03/2025 19h37

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Evento reuniu 50 gestores do mercado pernambucano no Moinho Recife e marcou o lançamento da 15ª edição do Impresso Nosso Meio

O Nosso Meio realizou hoje (18), mais uma edição do Marketing, Pessoas & Relacionamento em Recife (PE). O evento exclusivo para convidados reuniu 50 gestores do mercado pernambucano no Moinho Recife e contou com o patrocínio da 55 Mídia, Fortes Tecnologia, Moura Dubeux, Samsung Ads Brasil, Cajuína São Geraldo, Sobral Indústria Gráfica, Somapay e UOL.

A ocasião marcou o lançamento da 15ª edição do Impresso Nosso Meio, que tem como tema central “Reputação: o bem mais valioso das pessoas e marcas”

Para palestrar sobre o tema da 15ª edição do Impresso Nosso Meio, a nova edição do Marketing, Pessoas e Relacionamento contou com as palestras de Andréa Lyra, diretora de marketing e comunicação institucional no Grupo Moura, e Karina da Fonte, Diretora da Uniqlineup. 

Karina da Fonte foi a primeira a palestrar. Em sua apresentação, ela defendeu que “a boa reputação amplia a percepção de valor e atrai talentos, clientes, parceiros e investidores”. Para que isso aconteça, a responsabilidade precisa ser de todos os setores da empresa, especialmente das lideranças.

Karina também apresentou brevemente os pilares da boa reputação (coerência, consistência o autoconhecimento) e também o seu ciclo de vida (nascimento, crescimento, maturidade e transformação), utilizando os casos de empresas famosas como o Nubank e a Uber para ilustrar os seus insights. A executiva separou um momento para abordar sobre as transformações no mercado causadas pela Geração Z, que espera mais clareza dos seus líderes, como também é mais cética e crítica às empresas.

A identidade da empresa não pode ser monotemática, porque diferentes públicos têm relações diferentes com a marca e requerem diferentes conversas. O desafio é alinhar a autenticidade da identidade com as expectativas variadas dos públicos.

“A identidade da empresa não pode ser monotemática, porque diferentes públicos têm relações diferentes com a marca e requerem diferentes conversas. O desafio é alinhar a autenticidade da identidade com as expectativas variadas dos públicos[…] Se nos processos culturais, a comunicação não estiver clara, então o processo trava e a gente não avança. Então, a comunicação precisa passar por todos os setores, mas também ser algo interpessoal no dia a dia e na interação entre as pessoas”, pontuou ela.

Encerrada a palestra de Karina, Andréa Lyra tomou a frente para falar sobre a reputação e a forma de comunicação do Grupo Moura. A diretora de marketing e comunicação institucional introduziu sua palestra com um breve histórico da marca e o que a levou a ser tão reconhecida pelos clientes que consomem suas baterias.

“A gente não produz uma bateria para um carro. A gente produz para uma pessoa. Então, a gente pensa na nossa comunicação para as pessoas, o que facilita as nossas iniciativas. Foi dessa maneira que a gente se tornou a bateria mais lembrada, mais vendida e preferida entre o público”, explicou Andréa.

Aprofundando-se na forma de se comunicar da marca, a executiva apresentou a estratégia 360, que engloba a construção de credibilidade por meio dos colaboradores e a divulgação de ações da marca por meio de notícias na TV e influenciadores no meio digital. Segundo Andréa, a Moura possui mais de 800 conteúdos publicados em seu site oficial, que conta com 5,3 milhões de acessos. Além disso, a marca conta com mais de 3.900 matérias publicadas em veículos de comunicação, o que gerou um impacto positivo de 2,6 bilhões de visualizações no ano de 2024.

Andréa Lyra encerrou sua palestra abordando um pouco sobre a estratégia de gestão de crise, que envolve a mensuração das ferramentas de comunicação, uma estrutura mapeada e um time competente para atuar com urgência, caso haja necessidade.

Ao final das palestras, Andréa e Karina participaram de uma conversa conduzida por Fernando Hélio. Entre os temas abordados, as executivas ofereceram insights sobre como equilibrar a burocracia com a agilidade dentro das empresas e sobre como manter uma boa imagem corporativa em uma realidade onde qualquer usuário de uma rede social pode se tornar um canal de divulgação positiva ou negativa de uma marca.

“A gente precisa apagar os incêndios antes que eles tomem proporções maiores. Então, manter a vigilância é algo que a gestão de crise precisa ter se a gente quiser manter uma boa reputação e garantir que a imagem da nossa empresa não sofra desgaste”, pontuou Andréa Lyra.

Sobre a 15ª edição impressa 
A nova edição conta com 32 profissionais, incluindo: Ana Teresa de Carvalho, primeira mulher a ocupar o cargo de presidente interina do Banco do Nordeste; Ana Fontes da Rede Mulher Empreendedora; Sônia Hess do Grupo Mulheres do Brasil; Chagas Vieira, Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará; Andréia Fukuda, responsável pelo marketing da J. Macêdo; e Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux Brasil.