Presente em 9 estados, com 47 lojas, a San Paolo Gelato é uma das maiores empresas de gelateria do país. Os fundadores Renan e Renata Aguiar sobem no palco do NM2Business Especial Fundadores, para apresentar a trajetória e os cases de sucesso da marca. Com 11 anos de mercado, a marca carrega mais de vinte premiações e um grande reconhecimento do público.
Eles iniciam a palestra contando dos desafios do início e como eles se tornaram pioneiros no estado ao fabricar gelato direto na pedra. Renan conta que a loja começou em um espaço de 20 metros quadrados e que após a inauguração da segunda loja, na Desembargador Moreira, percebeu o potencial da marca.
“Foi uma ideia inovadora que mudou o mercado de Fortaleza, juntamente com o gelato de leite ninho”, conta Renata Aguiar.
“O cliente quando entra na nossa loja não vai atrás de um simples gelato, mas vai atrás de lazer. A gente não vende gelato, a gente vende felicidade”, complementa Renan.
Avançando na linha do tempo, a fundadora conta sobre os desafios durante a pandemia e como a marca se empenhou em levar a experiência de loja para o delivery e conta que a experiência do consumidor é a base do serviço da empresa.
“É muito gratificante trazer pros consumidores momentos de alegria, seja num encontro entre namorados, amigas, um passeio entre mãe e filha. Nosso propósito é ofertar momentos felizes”, ressalta Renata.
Renan apresenta alguns dos big numbers da empresa, que conta com mais de 200 mil clientes atendidos no mês e pretende abrir mais 15 lojas ainda em 2023.
Sobre os pilares da empresa, Renata pontua que está a frente da produção dos sabores dos gelatos e que a qualidade do produto é um dos pilares da empresas. Além do gelato, a empresa também oferece cookies e cafés no seu cardápio.
O gerenciamento de custo também é um dos pilares pontuados pelos fundadores.
“Foco na qualidade, mas sem deixar de ter o gerenciamento de custo e o controle de estoque da empresa”, apresentam Renan e Renata.
Modelo de sócios é mais um dos pontos elencados pelos fundadores. Renata conta que a marca arriscou vender franquias, mas que após algumas experiências não mantiveram essa ideia. Para trabalhar com essa proposta de parceria, eles criaram um modelo de sócios que tem como objetivo estar mais próximo do cliente e ter mais autonomia.
“Hoje a gente trabalha com sócios, operadores na ponta. Temos sócios regionais, eles nos ajudam nessa tocaia no dia a dia, e a gente acredita nessa ideia de ter o dono na ponta”, conta Renan.
Ela conta que um dos sócios já foi estagiário da marca e conhece todos os processos que envolvem a logística, produção e backstage do produto, hoje ele está na Bahia e abriu nove lojas no estado.
O último pilar destacado pelos palestrantes é a inovação. Eles afirmam que esse tópico está presente no DNA da marca e está diariamente na rotina da equipe, já que um novo produto é lançado pela empresa a cada quinze dias.
“A inovação ainda é bem presente com a gente e tentamos trazer isso diariamente pros colaboradores”, afirma Renata.
A parceria com outras marcas faz parte dos processos de inovação da marca. Em uma colaboração entre sabores e apresentação dos produtos, a empresa lança campanhas que trazem a essência da marca parceira, entre elas Nina Ricci, Arapuru e Don Luiz, Água de Coco e Empório Brownie.
Para os próximos passos da empresa, o foco é estar cada vez mais próximo dos clientes, entre os projetos está a proposta de trazer um programa de fidelidade para os clientes, um app de delivery próprio, a criação de novos formatos de lojas e o lançamento de uma linha de supermercado, o novo desafio da marca.
“A gente quer levar um pouco da nossa marca pra dentro da casa do consumidor”, conclui Renan ao falar do novo passo da empresa.