Premiação ocorreu no México, durante evento anual Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC)
O Aeroporto de Juazeiro do Norte, localizado no Cariri cearense, foi reconhecido com o “Green Airport Recognition” pelo seu modelo de eficiência hídrica desenvolvido por um grupo de colaboradores da Aena Brasil para lidar com os desafios do clima semiárido. A premiação, que ocorreu durante o evento anual do Conselho Internacional da América Latina e Caribe (ACI-LAC) em Guadalajara, no México, visa promover as melhores práticas ambientais para reduzir o impacto da aviação e reconhecer aeroportos com realizações excepcionais em projetos sustentáveis.
O modelo integra as estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE), permitindo que cada gota seja aproveitada – desde a pluvial, captada por um sistema de calhas nos telhados, até o reuso total nas instalações do aeroporto. O tratamento do esgoto passa a ser feito sem precisar circular pela rede pública. E a água tratada, antes destinada a um sumidouro natural das proximidades, volta para a irrigação, banheiros e caminhão de bombeiros, proporcionando uma redução de custos estimada em 15% do total dos gastos anuais e promovendo economia circular, eficiência hídrica e melhor uso da estrutura do aeroporto.