
O Banco do Nordeste (BNB) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) concluíram, ontem (26), a capacitação da primeira turma do Programa de Formação de Conselheiros das Estatais do Brasil. Os 48 profissionais de 40 empresas públicas receberam seus certificados, em Fortaleza (CE), após a última etapa de formação, que incluiu três dias de imersão na Universidade Corporativa Banco do Nordeste (UCBNB).
“As empresas estatais são parte fundamental do nosso contexto econômico e representam 5,8% do Produto Interno Bruto brasileiro. Elas estão em diferentes setores e levam serviços onde o setor privado não pode estar ou não demonstra interesse em estar”, afirma Elisa Vieira Leonel, secretária da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais.
Durante o curso, os participantes estudaram, entre outros temas, a legislação específica das empresas públicas, conheceram casos reais, analisaram diferentes protocolos de Conselhos de Administração e entenderam as responsabilidades civis de integrantes de conselhos. Segundo a diretora de Administração do BNB, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, o objetivo da formação não foi apenas capacitar profissionais, mas também estimular a governança nas empresas no Brasil:
“Este desafio foi totalmente abraçado em uma parceria estratégica com a Sest. Mais de 40 estatais permitiram e estimularam a participação de representantes para terem, em seus próprios quadros de colaboradores, profissionais com conhecimento e habilidades para essa atuação importante e de extrema responsabilidade”, diz.
