A expectativa é reunir mais de 500 empresas participantes em Fortaleza, entre lojas de rua, shoppings, farmácias, supermercados e e-commerces.
A CDL Jovem Fortaleza realiza, em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a 19ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) no dia 29 de maio. A ação, de alcance nacional, tem como objetivo chamar a atenção da população para os impactos da elevada carga tributária no Brasil, promovendo um dia de vendas com produtos e serviços oferecidos sem o valor dos tributos embutidos.
Neste ano, a expectativa é reunir mais de 500 empresas participantes em Fortaleza, entre lojas de rua, shoppings, farmácias, supermercados e e-commerces. Os descontos podem chegar a até 70%, a depender da adesão de cada estabelecimento, que define quais itens terão os tributos descontados. Entre os estabelecimentos já confirmados estão RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, Shopping Eusébio, 23 lojas do Pinheiro Supermercado no estado, 15 lojas da Magazine Luiza e 08 lojas da Acal.
Para a presidente da CDL Jovem Fortaleza, Máyra Thé, o DLI é uma oportunidade de fomentar o debate público sobre a necessidade de modernização do sistema tributário brasileiro. De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2024, o contribuinte brasileiro precisou trabalhar até o dia 28 de maio — o equivalente a 149 dias — apenas para pagar tributos, como impostos, taxas e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Isso representa uma carga tributária de 40,71% sobre a renda, patrimônio e consumo do cidadão.