Estado tem aumento de 10% na potência instalada de geração distribuída, impulsionado por linhas de crédito facilitadas
O Ceará se tornou o maior produtor de energia solar do Nordeste de 2024, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O estado respondeu por 21,5% de toda a potência instalada na região no ano e alcançou a nona posição neste ranking no Brasil.
O destaque foi possível devido a um aumento de 10% na potência instalada de janeiro até meados de dezembro em comparação com todo o ano passado. O Ceará também registrou a instalação de 27.400 novas unidades de geração distribuída – sistemas solares em residências, comércios e indústrias. Esse número representa um crescimento de 12,9% em comparação com 2023.
A geração distribuída, caracterizada pela produção independente de energia elétrica em pequenos sistemas instalados em telhados ou propriedades privadas, tem sido fundamental para a expansão desse mercado. Esse avanço é impulsionado pelo acesso facilitado a linhas de crédito e financiamentos, que vêm reduzindo os custos de implantação e acelerando o movimento de transição energética no estado.