
O professor, pesquisador e colunista de Nosso Meio, Kochav Koren inicia uma nova etapa acadêmica como pesquisador da Duquesne University, nos EUA, integrando o Department of Communication & Rhetorical Studies da School of Liberal Arts. Durante os próximos quatro anos, Koren desenvolverá um programa de pesquisa que dá continuidade ao ciclo de estudos iniciado nos três collect papers da fenomenologia social de Alfred Schutz e suas implicações para o campo das tecnologias interativas e da inteligência artificial.
“Resgatar os três primeiros collect papers e abrir este quarto ciclo em Pittsburgh significa aprofundar uma mesma questão: como os algoritmos, ao tentarem representar nossas intenções, ainda se afastam da cognição própria do mundo da vida. Essa tensão é, ao mesmo tempo, um desafio técnico e filosófico”, afirma.
Sob orientação de Dr. Erik Garrett e da Dra. Janie Harden Fritz, o pesquisador dá início a esta nova fase acadêmica após concluir, em dezembro, seus trabalhos como professor de Sociologia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde coordenou projetos de Aprendizagem Baseada em Projeto e investigações sobre cidadania, tecnologia e experiência vivida.
