O encontro aconteceu na última segunda-feira (19/08), em Vitória (ES) e reuniu lideranças de todo o país.
O Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro, contou com a participação de lideranças empresariais e associativas de todo o Brasil. Promovido pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO o evento contou com o apoio do Sinapro-ES, para debater os diversos temas e iniciativas que estão na agenda dos Sinapros e do mercado para o fortalecimento das agências e das atividades publicitárias.
Uma das iniciativas anunciadas no Encontro foi a criação de um guia de melhores práticas na publicidade, que se integra à proposta de se promover o alinhamento nacional e estratégico dos Sinapros e das agências em torno das condutas adequadas aos temas mais sensíveis do mercado publicitário. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Festival Nacional de Criatividade, cuja primeira edição acontecerá em novembro, em Fortaleza (CE), com o objetivo de promover a inovação e o talento das agências e dos publicitários brasileiros.
Dentre as decisões tomadas está a priorização de Grupos de Trabalho (GT’s) do Ecossistema Sinapro/Fenapro em áreas-chave como desenvolvimento de pessoas, relações de trabalho e saúde mental, impacto da Inteligência Artificial no negócio da propaganda, compliance interno e externo das agências e dos Sinapros, melhores práticas em concorrências, transformação digital e novos modelos de negócio. Cada GT conta com quatro ou cinco lideranças envolvidas para o desenvolvimento de ações e projetos nessas áreas.
Reforçando o compromisso com a governança e a sustentabilidade do ecossistema, também foram instauradas comissões permanentes do Ecossistema Sinapro/Fenapro para acompanhamento de temas relevantes, como a de Central de Licitações, Captação de Recursos, Ética e Revisão Estatutária.
Projetos em Andamento
A pauta do Encontro abrangeu, ainda, outros projetos do Ecossistema, como o Novo Paper Transforma (material de inteligência focado em pessoas e equipes nas agências), o modelo-base da Tabela de Referência na precificação interna das agências, a revisão e modernização dos estatutos da atividade sindical, a criação do Guia de Melhores Práticas e o avanço da plataforma de assinatura ConectaPro, que traz conteúdos sobre o setor de publicidade e propaganda
Também integraram a pauta outros temas de interesse do setor, como a interlocução parlamentar e o mapeamento e monitoramento de leis e projetos de lei que afetam a publicidade, e aqueles relacionados às questões sobre modernização do processo de certificação do CENP. A próxima edição do Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro em 2024 acontecerá no dia 25 de novembro, em Fortaleza (CE).