A Faculdade INBEC recebeu, na manhã do ultimo sábado (11/05), diversos players da área de tecnologia para debater inovação e investimento na área. O evento foi realizado por profissionais do mercado de Tecnologia da Informação e vem ocorrendo em todo o país. Na ocasião, foram explanados os cases e experiências das empresas cearenses Normatel e Camed Corretora de Seguros. Entre os objetivos, o apoio à aproximação da área de tecnologia das empresas com a academia e outros empresários.
Um dos representantes de empresas que estiveram presentes ao longo dos debates foi o diretor de tecnologia da Normatel, Paulo Mello. A empresa cearense possui 48 anos de mercado.
“Temos no sangue a questão da inovação como modelo de negócio. Tínhamos um desenvolvimento próprio, um sistema específico, e trocamos para um sistema de mercado e não foi uma boa experiência. Desde então, essa parte de inovação foi ficando um pouco mais cara e complexa. Depois, fizemos o movimento de criação do hub”, contou Paulo, destacando que em menos de 1 ano, o investimento se pagou e hoje a Normatel consegue operacionalizar os processos de maneira mais prática e eficiente, através, por exemplo, de aplicativos próprios.
Outra organização que debateu o tema foi a Camed. O diretor de negócios da empresa, Phillipe Brandão, contou que a Camed vem potencializando e aumentando a base de clientes e por isso a gestão da empresa entendeu que era preciso inovar.
“Mas a nossa cultura é conservadora. Era preciso um diagnóstico e assim fizemos uma parceria com um grupo para criar essa ambiência. Fizemos um processo para isso e constituímos um hub de inovação para desenvolver os processos e gerar mais eficiência e resultado”, contou.