O Lançamento do livro aconteceu na última quinta-feira (08) Museu da Imagem e Som (MIS).
Para relembrar os desafios e dividir o aprendizado de mais de cinco décadas de empreendedorismo, o empresário Honorio Pinheiro decidiu contar sua história na autobiografia “Nunca fiz nada sozinho”, lançada na última quinta-feira (08), no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza. Toda a renda obtida com a obra será revertida para o Instituto Bom Vizinho, braço social do Supermercado Pinheiro e que atualmente atende cerca de 100 famílias.
Ao longo de 14 capítulos, Honório trata de reforçar suas crenças, não apenas religiosas, mas de valores. O poder das conexões, a importância do laço familiar, o empenho no trabalho, o valor dos estudos e a importância do trabalho coletivo estão entre as lições deixadas pelo empresário em 264 páginas.
“É uma história construída de maneira muito semelhante à de vários outros empreendedores que triunfaram impulsionados pela força da necessidade econômica. Uma trajetória que vou narrar desde as minhas origens, para que os leitores possam compreender melhor como foram forjadas em mim as habilidades que desenvolvi como ser humano, empresário e líder classista”, explica o autor.
Parceiro de vida e negócios, o irmão Bosco Pinheiro ganha destaque especial logo no início da obra. Mais velho, ingressou primeiro no mercado de trabalho e serviu de inspiração para Honório. Suas personalidades se complementam, segundo o autor, mas o caráter é um definidor da semelhança que os une. Os desafios da chegada a Fortaleza e a saga para cursar o ensino superior, bem como os percalços e aprendizados com o primeiro negócio também são contados ao longo da obra. A crença nos parceiros também ganha destaque, ressaltando a atuação e o papel das entidades classistas para o crescimento do varejo como um todo.
Mantra para o sucesso, a educação reaparece na obra para que se conte a história da Faculdade CDL, idealização de Honório Pinheiro quando estava na Presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza), em 2008. Atualmente, a instituição possui 2.500 graduados e 1.600 pós-graduados em 70 cursos superiores, de pós e “In Company”.
“Estude, busque formação acadêmica, se especialize. Além disso, aprenda no seu dia a dia com aqueles que já avançaram pelo caminho que você deseja percorrer. Economize, faça cursos, agregue recursos. Batalhe em função do seu negócio inclusive enquanto ele ainda estiver na dimensão do desejo”, defende o autor.
Braço social do Supermercado Pinheiro, o Instituto Bom Vizinho também é objeto de diversas páginas da obra, com reflexões acerca do papel da responsabilidade social.
“A força da história de um indivíduo não reside apenas em suas realizações, mas também nas pessoas que ele influenciou. Esta obra, pelas mãos de Honório, sintetiza esta nossa convicção. Desejo que a leitura deste livro possa inspirar o leitor tanto quanto me inspirou, e que você possa acreditar em seu potencial, preparar-se com afinco e valorizar as parcerias ao longo de sua caminhada”, destaca o empresário Edson Queiroz Neto, que assina o prefácio da obra.
O desejo de apresentar algo distinto de outras biografias faz com que o livro traga alguns recursos especiais. São quatro tipos de tiragens do livro, com capas em cores diferentes, e cada exemplar é acompanhado por um conjunto de marcadores também nas quatro cores. A obra conta com produção editorial da AD2M Comunicação, com projeto gráfico de Apolônio Aguiar, edição de Cláudia Albuquerque, ilustrações de Mino e foto de capa de Jarbas Oliveira. O livro tem 264 páginas, tendo sido impresso na Sobral Gráfica, com tiragem de 1.000 exemplares. O preço sugerido para venda é de R$ 49,90.