Expansão

Kroma Energia prevê expansão de operações no Ceará com construção do Complexo Fotovoltaico Arapuá

Por Redação

11/04/2025 12h18

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 A empresa prevê uma capacidade instalada de 476 MWp em operação até o final do ano de 2026 para a modalidade de Geração Centralizada (GC)

A Kroma Energia iniciou, no segundo semestre de 2024, a construção do Complexo Fotovoltaico Arapuá, em Jaguaruana, com investimento na ordem dos R$ 800 milhões e capacidade instalada de 247 MWp. O empreendimento está previsto para entrar em operação no primeiro trimestre de 2026. O projeto, que é o maior da empresa até o momento, deve gerar anualmente 537 GWh, energia suficiente para o abastecimento de 290 mil residências.

“O Brasil está passando por um momento de transformação no mercado de energia, e a ampliação da geração renovável é essencial para garantir competitividade e segurança energética. Nosso compromisso é seguir investindo em projetos que tragam benefícios reais para as empresas, para as comunidades e para o meio ambiente”, afirma Rodrigo Mello, CEO da Kroma.

A empresa prevê uma capacidade instalada de 476 MWp em operação até o final do ano de 2026 para a modalidade de Geração Centralizada (GC). Além dos grandes projetos de GC, a Kroma também investe em Geração Distribuída (GD), com o objetivo de possuir uma capacidade instalada de 20,2 MWp em operação até o final de 2025. A GD consiste na geração de energia próxima ao local de consumo, por meio de usinas de menor porte.

“A GD é uma alternativa importante para empresas e consumidores que ainda não têm acesso ao Mercado Livre de Energia e buscam reduzir custos e adotar fontes de energia mais sustentáveis. Estamos investindo em projetos de GD em diversos estados do Nordeste, levando energia limpa e desenvolvimento para mais comunidades”, explica Rodrigo Mello, destacando a importância dos projetos geridos pela Kroma para a preservação do meio ambiente.