Inclusão Digital

Ministério das Comunicações vai entregar 276 computadores a quilombos e comunidades tradicionais

Por Victor Campos

01/11/2024 11h54

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Em celebração ao Novembro Negro, a iniciativa permitirá a criação de laboratórios de informática para promover inclusão digital

Novembro chega trazendo uma série de ações do Governo Federal em razão do Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês. O Ministério das Comunicações vai participar promovendo a entrega de centenas de computadores em quilombos e comunidades tradicionais que vão auxiliar na inclusão digital dessa população.

“O compromisso do Governo é fortalecer direitos e promover acesso em áreas onde a exclusão histórica ainda é realidade. Assegurar que comunidades quilombolas tenham oportunidade de inclusão digital e capacitação significa devolver o que lhes é de direito: acesso à informação, à cidadania e ao desenvolvimento. Isso é justiça social”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

As ações iniciaram com a entrega de 15 computadores no Quilombo Kalunga, em Cavalcante (GO), na última semana de outubro. A próxima ação será em 20 de novembro, com a distribuição de 61 computadores para 30 organizações ciganas e tradicionais, utilizando o sistema de operações dos Correios.

As entidades estão localizadas em Goiás, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amapá, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Rondônia e Mato Grosso. Os computadores terão diversas finalidades, como criação de laboratórios de informática e uso para acesso de serviços pelas comunidades.

“Trabalhar em conjunto com lideranças sociais para apoiar a autonomia das comunidades, instrumentalizando-as com tecnologias essenciais ao acesso a serviços, educação e conhecimento digital, é uma ação concreta para mitigar desigualdades e promover um Brasil onde o acesso digital fortaleça a emancipação e o reconhecimento identitário das populações negras e tradicionais em seus territórios”, destaca a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério das Comunicações, Ludymilla Chagas.