Tendo em vista a demanda do mercado por profissionais na área da Tecnologia, o Senac Ceará oferta os cursos Técnicos em Segurança Cibernética; em Manutenção e Suporte em Informática; e em Desenvolvimento de Sistemas; em Fortaleza. As aulas estão previstas para começar em novembro e as matrículas podem ser realizadas nas unidades Aldeota e Centro.
Técnico em Segurança Cibernética
Segundo levantamento da Fortinet – líder global de soluções e serviços de segurança – o Brasil tem um déficit de 750 mil profissionais para atuação na área de cibersegurança. Para o Fortinet 2024 Cybersecurity Skills Gap Global Research Report foram consultados gestores em 29 países, sendo que mais de 97% dos consultados afirmou que cibersegurança é uma prioridade nos negócios e 91% prefere contratar candidatos certificados.
O curso do Senac acontece à noite, na unidade Aldeota, em Fortaleza. Tem duração de um ano e forma o profissional responsável por implementar sistemas de segurança e realizar a defesa de ataques cibernéticos. Entre os diferenciais, estão as aulas com simulação práticas de ataque e defesa, além do estudo baseado em cenários reais dentro das corporações, preparando assim o aluno para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual.
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
A Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, publicou estudo em 2021 que projeta uma demanda no país de 797 mil talentos em Tecnologia até 2025, em média 159 mil profissionais ao ano. Aos interessados em vagas de trabalho nessa área, o Senac oferta o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas na unidade Centro, no período da manhã.
O profissional atua no desenvolvimento de sistemas web, mobile e desktop, e nesse contexto realiza a análise de requisitos, desenvolve, testa e publica as aplicações. Também executa operações de manutenção de aplicações já desenvolvidas, fornece suporte junto ao usuário e auxilia na gestão dos projetos de Tecnologia da Informação, podendo trabalhar em empresas, nas indústrias e como autônomo.
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
De acordo com o Observatório do Sebrae, após a pandemia – que acelerou o processo de transformação digital na sociedade, o uso e a necessidade de manutenção e suporte em informática também aumentaram. Como o poder aquisitivo da população diminuiu e as questões de consumo consciente ficaram mais evidentes, as prioridades pessoais mudaram e impactaram no consumo das novas tecnologias. Esse cenário tornou mais atraente e acessível a compra de equipamentos de segunda mão ou a substituição da compra de novos pelo conserto dos já existentes.
Para quem se interessa em seguir carreira nessa área, o curso técnico do Senac habilita profissionais a resolverem situações relativas ao diagnóstico, suporte e reparos em hardware (periférico) e software (sistema operacional e aplicativos), identificando problemas em placas eletrônicas e realizando a instalação de redes de computadores. A formação é completa e vai desde a montagem de computadores até o atendimento ao cliente e a gestão de projetos. As aulas acontecem no Senac Centro, no período da noite.
Mais informações: https://cursos.ce.senac.br/categoria-produto/cursos-tecnicos/