Sustentabilidade

SVM em parceria com Marquise Ambiental, promove limpeza das praias de Fortaleza

Por Victor Campos

09/09/2024 08h44

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O projeto Agir e Transformar promove mutirões que acontecem na Beira Mar, Praia do Futuro, Poço da Draga e Praia de Iracema, nos dias 20 e 21 de setembro

O Sistema Verdes Mares (SVM), por meio de sua bandeira de sustentabilidade Mares ao Mar, realizará quatro mutirões de limpeza em praias de Fortaleza (CE) nos dias 20 e 21 de setembro (sexta-feira e sábado), com patrocínio da Marquise Ambiental. As ações do projeto Agir e Transformar marcam o Dia Mundial de Limpeza de Praias (21 de setembro).

O objetivo é recolher lixo e entulho, contribuindo para um ambiente litorâneo mais limpo, seguro para os banhistas e preservado. A população está convidada a se engajar nessa atividade gratuita em prol do meio ambiente. Quem quiser participar, basta comparecer aos locais e horários agendados.

Na sexta-feira, 20, a ação acontece das 15h às 17h, na Beira Mar (Mercado dos Peixes). No dia seguinte, 21, sábado, haverá limpeza pela manhã, das 10h às 12h, na Praia do Futuro (barraca Croco Beach) e Poço da Draga (comunidade); e à tarde, das 15h às 17h, na Praia de Iracema (Praia dos Crush). Durante os mutirões, haverá espaços nas quatro praias com totens, jogos e atividades lúdicas sobre preservação ambiental que vão garantir a animação do público.

Na Praia do Futuro, acontece ainda a apresentação da peça teatral “Flúvio e o Mar”, sobre um garoto que parte em uma jornada para realizar o sonho de conhecer o mar e se depara com o oceano degradado por lixo e esgoto. Com reflexões sobre as consequências do consumo desenfreado, o espetáculo tem figurinos e cenários confeccionados com materiais reaproveitados e é uma criação do coletivo artístico Atores à Deriva.

“Articular ações grandiosas como essa está no centro do que buscamos, que é conscientizar todos sobre atitudes que podem transformar para melhor a nossa realidade. Esperamos contar com a força mais importante: a da população!”, afirma Erick Picanço, diretor comercial e de marketing do SVM.

Os resíduos recolhidos serão separados conforme os critérios de coleta seletiva e destinados a associações e instituições de reciclagem.

“Com o Projeto Agir e Transformar, que busca engajar a comunidade e promover a responsabilidade socioambiental, a parceria com o Sistema Verdes Mares amplia o alcance das nossas iniciativas em educação ambiental, combinando expertise em gestão ambiental com a capacidade de comunicação de massa, para transmitir a importância de agir hoje visando garantir um futuro sustentável”, afirma Vini Fernandes, gerente de marketing e inteligência social do Grupo Marquise.