Nova identidade visual foi desenvolvida por Felipe Gomes, diretor de criação associado pela WMcCann, agência que também realiza a campanha institucional do prêmio
O Prêmio Colunistas chega a sua edição 2025 totalmente renovado, com uma nova marca criada pela WMcCann. A atualização da identidade simboliza a modernização do prêmio e sua sintonia com a transformação constante da indústria. Concebida e criada por Felipe Gomes, diretor de criação associado da WMcCann, a nova marca preserva a relevância histórica do Colunistas em uma linguagem contemporânea que reforça seu papel como referência para profissionais, agências e anunciantes.
“Mais do que atualizar a estética, minha intenção foi criar uma marca que refletisse a energia da transformação que o mercado vive, sem abrir mão do legado de credibilidade do Colunistas. É uma identidade que olha para frente, mas que também homenageia o passado”, comenta Gomes.
O ponto de partida foi transformar a marca em um ícone. Os arabescos do antigo logo foram reinterpretados em uma única forma e tornaram-se um símbolo que sintetiza todo o universo da comunicação. O “C” remete ao Colunistas, como também à criatividade, campanha, conteúdo, conceito, conexão, colaboração, conversa e comunicação – atributos que definem a essência do prêmio.
Já o símbolo formado pelo “C” representa uma marca viva, falante, expressiva e conectada com o mercado em constante transformação. A criação do ícone era necessária para dar mais força e reconhecimento visual ao Colunistas. No estudo de cores, o verde neon traduz a inovação e energia, exaltando boas ideias, enquanto o laranja remete à criatividade, imaginação e entusiasmo. A combinação reforça o frescor e a contemporaneidade da marca, carregando também seu espírito de transformação. Confira abaixo as variações da nova marca:

Campanha institucional
Além de produzir a nova identidade visual, a WMcCann assina a campanha do Prêmio Colunistas 2025. Dividida em fases, a estratégia contempla um teaser inicial, seguido do lançamento da nova marca, peças digitais e filmes para impulsionar a participação do mercado. A segunda etapa, que terá início em outubro, contará com influenciadores e novos conteúdos para reforçar o convite para as inscrições do prêmio.
As Regionais
A partir da edição 2025, a Editora Referência assume a realização do Prêmio Colunistas. As regionais foram distribuídas em cinco, cada qual com um coordenador responsável pela direção e organização. Confira abaixo as cinco regionais com seus respectivos coordenadores:
- Regional: Brasília, Minas Gerais e Espírito Santo
- Coordenação: Fernando Vasconcellos
- Regional: Centro-Leste e Rio de Janeiro
- Coordenação: Renata Suter
- Regional: Norte e Nordeste
- Coordenação: Nelson Cadena
- Regional: São Paulo
- Coordenação: Editora Referência
- Regional: Sul
- Coordenação: Rejane Brum
As regionais terão seus próprios suportes técnicos para auxiliar as agências, em caso de dúvidas. Os canais de suporte estarão disponíveis online e por meio de números de contato para cada regional, disponíveis no site do Prêmio Colunistas.
Novo site e inscrições
O novo site do Prêmio Colunistas tem novas funcionalidades, desde o regulamento até as inscrições e o julgamento. À frente da mudança do site está Tiago Ferrentini, diretor-executivo da Editora Referência e filho de Armando Ferrentini, um dos criadores da premiação.
Todos os processos podem ser realizados dentro dele, incluindo pagamentos via boleto, pix e cartão de crédito, e emissão de notas fiscais. As inscrições já estão abertas poderão ser realizadas via desktop e celular até o dia 15 de dezembro por agências de todo o Brasil.
