Mudança faz parte de um movimento ampliar a relevância cultural da marca sem perder sua essência
A história de 70 anos de Bauducco acaba de ganhar mais um capítulo marcante ao apresentar sua nova identidade. O anúncio faz parte do movimento estratégico de evolução e fortalecimento da marca, já considerada uma love brand, buscando se manter mais contemporânea e conectada com as novas gerações de consumidores. Essa nova estratégia evolui, também, a comunicação nos mais diferentes canais, repensando a relevância de cada mensagem e experiencia para os diversos públicos que a marca atende.
“Iniciamos esse processo há 3 anos, quando entendemos que a assinatura histórica da marca dificultava a ampliação da nossa narrativa por ser unilateral e autocentrada, o que ia em direção oposta à nossa estratégia de fortalecer a conexão com nossos novos consumidores. A partir desse desafio e à luz do nosso propósito, ressignificamos o sentimento de família, por meio da ampliação do conceito para abranger os novos formatos familiares, com foco na conexão e laços entre as pessoas. Essa decisão nos permitiu uma maior aproximação das conversas, sem nos distanciar do que somos”, conta André Britto, CMO da Bauducco, responsável por esse movimento.
Esse movimento agora alcança mais um momento de grande representatividade com a reinterpretação da própria e reconhecida identidade visual da marca Bauducco. O logotipo, que representou a marca nas últimas décadas passa por uma transformação, deixando seu formato de símbolo para dar espaço para uma escrita do nome da marca, com liberdade e protagonismo.
O amarelo, marca registrada, foi repensado e ganha um novo tom, mais quente e elegante. Aplicados sobre o novo amarelo, os produtos ganham mais protagonismo, com um destaque ainda maior. Além da mudança que impacta todas as embalagens da marca, foi também revista a integração de apresentação e exposição de Bauducco nos mais de 200 mil pontos de vendas em que está presente no Brasil.
“Fizemos um trabalho profundo de revisão de mensagens por canais, integradas sob um sistema único de marca. Isso nos permitiu nos aproximarmos dos novos públicos, seja por meio de conteúdos no digital – que hoje é liderado por um hub interno – como também em ações offline como a participação na BGS, maior feira de games do Brasil, ou ainda em collabs inusitadas como foi a parceria com a marca Kings de streetwear, que foi um sucesso deste ano.” comenta Britto, que destaca, ainda, resultados dessa estratégia
É a segunda vez na história da empresa em que há um movimento único para atualizar identidade em cem por cento do seu portfólio. E essa mudança não se restringe só ao Brasil. A companhia, que exporta seus produtos para mais de 50 países e tem operação internacional com sede em Miami, começa a levar essa sua nova expressão para todos os seus mercados – investindo em uma estratégia one brand global.
As novas embalagens já podem ser observadas pelos consumidores brasileiros com chegada gradual dos produtos de linha desde os últimos meses e, agora, de forma mais completa com a distribuição de seus Panettones.
“A Bauducco tem em sua raiz cultural a tradição de anunciar a chegada do Natal com suas caixinhas amarelas. Esse ano, estamos mais elegantes e contemporâneos, inaugurando nosso primeiro Natal com a identidade que nos guiará pelos próximos anos.”, finaliza Britto.
A empresa espera produzir 80 milhões de unidades de Panettones e já é possível sentir esse cheirinho de Natal, já que as caixinhas dos tradicionais Bauducco Panettones e Chocottones já estão à venda em todo Brasil desde setembro.
Confira também:
Loja Bruna Santiago agora é BÊ ESSE
Embelleze anuncia o rebranding de Novex, sua principal marca de cuidado com o cabelo