O Google Chorme resolveu ampliar a segurança dos usuários no preenchimento de formulários, na versão Chrome 86, o navegador informará os usuários se os formulários apresentados na tela são seguros ou não. Será emitido um alerta caso o local de coleta de dados apresente falhas na segurança, mesmo em uma página de HTTPS segura.
O usuário que inserir informações em um formulário potencialmente perigoso, um aviso aparecerá para informar que ele não é seguro. Se mesmo assim o usuário insistir no preenchimento, ao tentar enviar os dados, a página explicará os riscos potenciais de fazer isso e perguntará se deseja continuar mesmo assim.
Antes, só eram marcados pelo Google os formulários mistos – sites seguros com campos de preenchimento “duvidosos” – removendo o ícone de cadeado da barra de endereços – esse ícone indica que a conexão com a página é protegida. Além do alerta, será removido o preenchimento automático quando for detectado que a conexão para transmissão das informações não é segura. Se o formulário requerer login e senha, o usuário poderá utilizar o gerenciador de credenciais do Chrome para se manter protegido.
“Vimos que os usuários não achavam essa experiência clara e ela não representava com eficácia os riscos associados ao envio de dados em formulários seguros”, escreveu Shweta Panditrao, membro da equipe de segurança do Google.