A nova identidade é assinada pelo estúdio Cluster Branding&Design e se renova mantendo a coerência com a trajetória do escritório
A Novais Arquitetura anuncia ao mercado seu rebranding, um movimento que consolida uma nova fase do escritório e reafirma seu posicionamento estratégico no segmento de arquitetura de alto padrão. Com mais de 30 anos de atuação, a atualização da identidade visual reflete a maturidade da marca e seu compromisso em criar espaços atemporais, funcionais e profundamente conectados ao contexto e à essência de quem os habita.
Desenvolvido pelo estúdio Cluster Branding&Design, o novo branding traduz visualmente os pilares conceituais da Novais. A identidade visual se renova, mas mantém coerência com a trajetória do escritório: a paleta cromática, composta por tons neutros e terrosos, inspirados na arquitetura, na vegetação e nos materiais naturais, já era referência nos projetos anteriores, o que reforça a autenticidade e consistência dessa evolução.
O logotipo ganhou traços mais sólidos e contemporâneos, representando a força e a clareza do momento atual da marca. Já a tipografia, inspirada no modernismo brasileiro, valoriza uma linguagem visual funcional e elegante.
“Mais do que mudar a marca, nosso trabalho buscou trazer à tona a essência do escritório e traduzir em uma linguagem visual que honra seu legado e aponta para o futuro. O novo nome, a nova voz e a nova identidade nascem de dentro para fora, como uma continuação natural da arquitetura que a Novais faz: elegante, inevitável, profundamente conectada às pessoas”, destaca Rodrigo Meireles, da Cluster Design, diretor estratégico do projeto.
Essa reformulação simboliza ainda, a integração agora também no sobrenome, onde os sócios Marcus e Lucas Novais, compartilham o mesmo propósito à frente do escritório. Mais do que uma nova assinatura visual, o rebranding institucionaliza uma cultura de complementaridade, diálogo e colaboração na condução dos projetos da Novais Arquitetura.
O reposicionamento da marca valoriza a capacidade de revelar soluções que os clientes muitas vezes nem imaginavam que precisavam. Isso ressignifica a relação entre espaço, identidade e estilo de vida, mantendo o foco em uma arquitetura de qualidade, centrada na escuta, na originalidade e na experiência de quem irá habitar os espaços. A proposta do escritório se distancia do discurso comum de luxo e exclusividade, priorizando autenticidade, profundidade conceitual e um serviço que coloca o cliente no centro do processo.
A tipografia escolhida para a identidade da Novais Arquitetura cumpre papel essencial na comunicação visual da marca, reforçando sua personalidade sofisticada, funcional e contemporânea. Possui uma estética limpa, com traços simples e legibilidade eficiente, representa um equilíbrio entre forma e função, princípios que refletem diretamente o DNA da Novais Arquitetura.
A paleta cromática da marca foi inspirada nos elementos e materiais naturais presentes nos projetos arquitetônicos da Novais. Cada cor foi pensada para representar texturas, sensações e o diálogo com o ambiente. Essa seleção traduz um olhar arquitetônico sensível, alinhado ao compromisso da marca com a harmonia entre projeto, natureza e bem-estar.
Ficha Técnica – Cluster – Branding Novais Arquitetura:
Direção Estratégica: Rodrigo Meireles
Direção Criativa: André Miyasaki
Design: Ivan Canhamello e Roger Moreira
Verbal: Luana Melo
