Hugo Lopes, da Rock Digital, e Santiago Sousa, da Orb Digital Branding, apontam questões que impactam a produção de conteúdo digital para as marcas
No dia 7 de janeiro, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg anunciou uma mudança no sistema de verificação de fatos nas suas plataformas: Facebook, Instagram e Threads. De acordo com a atualização, a companhia informou que:
- Seus algoritmos vão voltar a recomendar publicações sobre política;
- Foi feito um ajuste no filtro que derruba postagens para focar apenas em violações graves;
- Foram atualizadas as regras do que é considerado discurso de ódio.
Focada em fomentar o mercado digital do Ceará, a ACADi trouxe essa pauta como reflexão para os associados, e Hugo Lopes, CEO da Rock Digital, e Santiago Sousa, Diretor Executivo da Orb Digital Branding, trouxeram pontos importantes sobre a mudança na produção de conteúdos digitais.
Segundo uma pesquisa denominada Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas do País escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Além do cenário competitivo, estudos recentes mostram que 71% dos clientes esperam experiências personalizadas, enquanto 76% se frustram quando isso não ocorre. Isso, junto com as mudanças que ocorreram nas redes sociais, aponta para um novo cenário do marketing digital em 2025.
“Uma das mudanças mais significativas no Brasil é a expansão de recursos voltados para o comércio eletrônico no Instagram e Facebook, especialmente as atualizações nas ferramentas de loja integrada e checkout na plataforma. Esse avanço reduz as barreiras entre descoberta e conversão, permitindo que os consumidores façam compras diretamente nas redes sociais. Para o marketing digital, isso é um marco, pois transforma as plataformas da Meta em verdadeiros hubs de vendas. As marcas que souberem explorar esses recursos – otimizando seus catálogos de produtos, investindo em anúncios de conversão direta e criando experiências personalizadas para seus públicos – estarão mais bem posicionadas para aumentar vendas e fidelizar clientes. Outro ponto relevante é o avanço na utilização de inteligência artificial para otimização de anúncios. Com algoritmos mais precisos, a Meta facilita a criação de campanhas altamente segmentadas, permitindo às marcas alcançar o público certo com menos esforço operacional. Para os anunciantes no Brasil, isso é particularmente valioso, dado o cenário competitivo e a diversidade cultural do País”, complementa Hugo Lopes.
Santiago Sousa alerta as marcas sobre a importância de tratar com ainda mais zelo não só os conteúdos que são publicados nas redes sociais, mas também os anúncios produzidos.
“A descontinuação da checagem de fatos impacta desde a produção de conteúdo até a criação de anúncios. Isso porque a ausência de verificação torna mais vulnerável a presença das marcas nas redes sociais, já que seus anúncios podem acabar sendo associados a conteúdos prejudiciais à sua imagem. E, nesse caso, onde fica a credibilidade?”, questiona o Diretor Executivo da Orb.
Nessa ótica, Hugo Lopes acredita que essa abertura contribui para a formação de uma plataforma digital mais aberta, com mais espaços para discursos políticos e sociais, porém essa abertura contribui também para a disseminação de notícias falsas e discursos de ódio.
“Para as marcas, é essencial navegar esse novo cenário com cautela, garantindo que suas estratégias de comunicação sejam alinhadas com os valores da empresa e as expectativas do público, promovendo diálogos construtivos e evitando controvérsias desnecessárias”, alerta o CEO da Rock Digital.
Por fim, Santiago apontou que essas mudanças reforçam como as redes sociais são maleáveis e podem sofrer alterações a qualquer momento, o que leva as marcas a refletirem sobre a importância de não concentrar suas estratégias de marketing em somente uma rede. Sobre o marketing de influência, Sousa deixa o alerta sobre como as marcas devem ponderar na hora de fazer uma collab com um criador(a) de conteúdo digital.
“As marcas já deveriam ser criteriosas com quem elas se associam, mas diante do atual cenário, e em um ambiente onde as fakes news e discursos de ódio têm caminho livre, ser ainda mais criterioso com quem você associa sua marca é imperativo. Seja ela outra marca, influenciadores e, principalmente, aquelas insta-celebridades que surgem da noite para o dia”, finaliza o Diretor Executivo da Orb Digital Branding.