Mercado

O alcance por trás dos patrocínios do Big Brother Brasil

Por Luiza Sampaio

08/01/2024 18h34

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Saiba o impacto das marcas parceiras do reality e relembre as ações marcantes

A noite desta segunda-feira (08), marca a estreia do BBB24, um dos maiores realitys shows do Brasil que concentra grande parte da atenção do público e dos investimentos da Globo, já que o programa em seu histórico, possui um recorde de audiência de 47,5 pontos na capital paulista, em sua quinta edição. Com o passar dos anos, o reality foi ganhando o olhar de grandes marcas e hoje possui cotas generosas de patrocínio, como a cota Big, principal categoria de patrocínio, com valor de R$ 114, 407 milhões, com exposição de marca na TV aberta, TV paga e canais digitais. 

Diante de tamanha repercussão dentro e fora do mercado, as marcas que embarcam neste investimento vislumbram bons números. Sobre a percepção desses parceiros ao longo do reality, o Instituto QualiBest fez um levantamento apontando que apesar de ter retirado seu patrocínio na edição 23, a Lojas Americanas (24%) desponta como a marca mais lembrada, no recall espontâneo. No recall estimulado as marcas mais lembradas foram: Coca-Cola (51%), Mercado Livre (47%), Mc Donalds (45%), Chevrolet (42%) e Carrefour (42%).

A maioria do público BBB 23 (59%) passou a consumir algum produto, após ser impactado pelas ações de marketing no programa. A classe A é a mais propensa (71%) a comprar algum produto ou serviço. Relembre algumas ações dessas marcas:

Americanas:

Após 3 anos como patrocinadora, Americanas desistiu do BBB em 2023, a decisão foi feita em meio a escândalo de inconsistência contábil. Os anos em que a marca esteve como parceira, garantiram festas, ativações e diversos prêmios para os brothers. Em seus últimos ano como patrocinadora, a Americanas esteve presente como o “mercado” oficial dos moradores. 

A estratégia da marca não se restringia ao que passava em TV aberta ou nos canais digitais da emissora, mas também envolveu influenciadores que se tornaram porta-vozes da marca durante o reality nas redes sociais. 

@gutierrezcastro

Ainda Bem que com a #AmericanasNoBBB o prêmio está no no site, nas lojas e ano app! ? Corram para baixar e aproveitem as novidades ? @americanas • publicidade

♬ som original – Gutierrez Castro

Mercado Livre:

Chegou no BBB para substituir de imediato a cota deixada pela Americanas de última hora em 2023. A plataforma de entrega se colocou em provas e em festas que marcaram a 23ª edição do reality. 

Mc’Donalds:

Através de experiências imersivas com os brothers, o “Méqui” foi protagonista de provas e ações dentro da casa mais vigiada do Brasil, sem esquecer das festas que prometiam descontos para quem assistia e uma chuva de delivery na porta dos BBBs. 

Chevrolet:

A marca se tornou uma das associadas ao reality por patrocinar provas de resistência que marcaram as décadas do Big Brother Brasil, com muita intensidade e tensão, o prêmio de um carro zero quilômetro fez com que vários brothers se desafiassem.