Antigamente, a rádio era um dos meios de comunicação mais eficientes do planeta. Foi o primeiro meio de comunicação de massa que realmente alcançava todas as regiões, veio antes da televisão e da internet e foi responsável por fazer conhecer artistas musicais e teatrais com as radionovelas, transmitir jogos de futebol de terras longínquas e divulgar, quase que em tempo real, as notícias na medida em que iam acontecendo.
Percebendo este poder, as empresas começaram a valorizar o veículo apostando em publicidade tanto nos programas com os chamados testemunhais realizados pelo apresentador quanto nos intervalos com anúncios.
Qual seria o impacto para uma empresa se ela tivesse um programa só para ela? Basta ouvir alguns programas que fazem sucesso nos streamings. De acordo com o ranking Podcasts Stats Soundbite, o Brasil é o segundo país em número de consumidores de podcasts, perdendo o primeiro lugar para os Estados Unidos.
Esse consumo aumentou muito na época da pandemia, quando as medidas restritivas deram mais relevância para o podcast, abrindo caminho para diversas empresas adotarem o formato:
Conversa Azul, da Azul Linhas Aéreas
Estação Saúde, da Sanofi Pasteur
Nos Encontramos Na Música, da Natura Musical
Heineken Green Cast, da Heineken e
Caixa de Ideias, da Tetra Pak
Este é o grande trunfo do podcast, um meio de comunicação que segue em expansão e que, nas palavras de Ediney Giordani, CdO da KAKOI Comunicação, os negócios deveriam levar em consideração:
“Se as empresas buscam ampliar seus seguidores e consumidores, ter um programa próprio de áudio é um fator que impacta qualquer marca corporativa e permite atingir novos públicos.”
Por que o podcast está tão em alta?
Inicialmente, os podcasts foram pensados para serem inseridos em blogs, mas com o aumento das plataformas destinadas a hospedá-los, como iTunes, SoundCloud, Deezer, Spotify ou Mixcloud – que facilitam muito o acesso a esse conteúdo, com os avanços da tecnologia móvel, sua os usos se multiplicaram.
O podcast é uma tecnologia de baixo custo, produção rápida, confortável e eficaz ; uma boa maneira de ganhar leads , razão pela qual muitos meios de comunicação aproveitam para informar seus seguidores sobre ofertas e serviços por meio deles.
Consumo de conteúdo mais livre
O podcast pode ser ouvido enquanto outras tarefas estão sendo realizadas. Ediney entende que artigos ainda são importantes para mobilizar pessoas para conhecer produtos ou negócios e não devem ser abandonados, porém as chances de consumir o conteúdo na íntegra são menores, uma vez que as pessoas precisam parar o que estão fazendo para consumir o que está no texto.
O diferencial de um bom podcast é que a pessoa ouve do início ao fim, pode ser serializado e envolve mais de um ouvinte ao mesmo tempo:
“Os ouvintes criam relacionamentos mais duradouros com quem produz conteúdo pela facilidade de consumir o material, seja dirigindo, fazendo academia ou simplesmente cozinhando”.
Como produzir um podcast
A melhor maneira é contratar uma empresa especializada em criar este conteúdo desde o começo – captação das conversas, equalização do som, criação dos canais de streaming, edição final, vinhetas, identidade visual, trilhas sonoras e a divulgação pelas redes sociais.
Um podcast pode nascer de uma live semanal, por exemplo, que terá seu legado com imagens dos convidados conversando nas redes sociais ou YouTube e que, em seguida, terá a sua versão devidamente reparada apenas para áudio:
“Os vídeos podem gerar os famosos cortes, vídeos curtos extraídos que alimentam as redes sociais da empresa, porém muitos negócios optam pelo formato mais tradicional de áudio. Vai depender da estratégia e do perfil de cada empresa” completa Ediney.
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