Palestra reuniu lideranças locais no Forno Grand Cru no início da tarde desta terça-feira (11), durante nova edição do marketing, pessoas e relacionamento
No início da tarde desta terça-feira (11), o restaurante Forno Grand Cru recebeu a nova edição do Marketing, Pessoas & Relacionamento, um evento exclusivo para convidados promovido pelo Nosso Meio. O evento marca a chegada da 17ª Edição do Impresso Nosso Meio em capital piauiense, que traz como tema central a “Da Ideia à Ação”, conceito que também foi tema da 4ª edição do NM2B, realizada no dia 13 de agosto de 2025.
“Nós percebemos que o tema da última edição do NM2B era muito importante para ficar apenas no evento. Por isso, nós decidimos também dedicar uma edição impressa com novas histórias e trajetórias de quem decidiu sair da zona de conforto e conseguiu transformar ideias em movimentos que impactam o mercado e a sociedade”, afirma Fernando Hélio Brito, diretor do Nosso Meio.
A nova edição foi desenvolvida pelo time de jornalistas do Nosso Meio em parceria com a Impulsione Comunicação. Além de matérias especiais com profissionais de renome do mercado, a nova edição conta com colunas de Bosco Couto, Luciana Lancerotti e Mara França; artigos de Áurea Santos, Gian Franco Rocchiccioli, Evineide Dias, Nilo Thiago e Larissa Freire; e entrevistas exclusivas com Rosier Alexandre, Marcelo Nolleto e Filipe Segantini.
Para marcar o lançamento da 17ª edição do Impresso Nosso Meio, a nova edição do Marketing Pessoas e Relacionamento contou com uma palestra do CEO da Gombo, Erih Carneiro, sobre as transformações que o mercado sofrerá a partir de 2026. Intitulada “Silêncio, o mercado está mudado: o que esperar para 2026”, a palestra foi apresentada também em Fortaleza na última terça-feira (4). Os dados e insights foram fornecidos a partir de uma pesquisa interna realizada por Erih ao longo do mês de outubro, utilizando ferramentas de Inteligência Artificial para mapear as principais tendências que permeiam os temas sociedade, marketing, IA e creator economy.

Entre os temas abordados, Erih Carneiro falou sobre o futuro do varejo no Brasil, colocando-o em duas categorias: varejo da eficiência (digital, impulsionado pela IA e com otimização de preços) e varejo da emoção (físico, com foco em experiência e construção de comunidade). O ominichannel se torna, então o padrão e jornada fluída, antes vista como um diferencial, passará a ser uma expectativa básica do consumidor.
O CEO da Gombo também falou sobra a evolução da IA, que chegará a tal ponto que será quase impossível diferenciar aquilo que é real do que é gerado por computador, e o grande desafio para o futuro será usar a tecnologia mais impessoal para gerar comunicação mais humana e autêntica possível. Nesse contexto de busca pela autenticidade, os funcionários humanos ganham protagonismo como “advogadas das marcas”.
“A confiança migra de influenciadores para a advocacia de funcionários. O influenciador mais barato da sua marca é o seu colaborador. É ele quem levanta a bandeira da marca com verdade e também diz se é bom ou ruim trabalhar na sua empresa, como também o seu produto”, afirmou Erih.
Erih Carneiro também abordou o grande consumo de informações pela humanidade nos tempos modernos. Segundo ele, o ser humano consome cerca de 34gb de informação por dia. No entanto, o consumo de mídia aumentou apenas 1-2%, pois há um limite humano para a absorver as informações. Nesse contexto, as marcas precisam não só se adaptar a linguagem das redes, como também a se comportar como criadores, já que – conforme dados da Cannes Lions – 61% dos consumidores confiam em conteúdo de criadores, contra apenas 38% que confiam em conteúdo de marca.
O especialista apresentou uma análise sobre o cenário atual do Brasil, onde saúde mental e bem-estar são relevantes para a boa produtividade nas empresas. Erih apontou “o bem-estar deixou de ser um conjunto de produtos para se tornar a lente através da qual todas as outras decisões de consumo são avaliadas” e o que antes era apenas um benefício, se tornou “um pilar estratégico de performance”, impactando não só na produtividade, como também na retenção de talentos.
Erih encerrou a palestra com algumas recomendações para líderes de negócios e líderes de marketing. No caso dos líderes de marketing, o CEO da Gombo recomendou:
- • Priorizar a resiliência em detrimento da eficiência de custos;
- • Invistir agressivamente na requalificação humano-IA, focando em habilidades como pensamento crítico e criatividade;
- • Integrar o bem-estar como um pilar central da estratégia de negócios e ESG, não apenas como um benefício de RH.
Já para os líderes de marketing, as recomendações foram:
- • Abandonar a obsessão pelo alcance e foquem na ressonância e na construção de comunidades;
- • Adotar uma mentalidade de criador, produzindo conteúdo que entretenha, eduque ou inspire;
- • Transformar a privacidade de dados em um diferencial de confiança e transparência;
- • Criar campanhas de “vislumbres” de alegria e conforto emocional.
17ª edição do Impresso Nosso Meio
A nova edição foi desenvolvida pelo time de jornalistas do Nosso Meio em parceria com a Impulsione Comunicação. Além de matérias especiais com profissionais de renome do mercado, a nova edição conta com colunas de Bosco Couto, Luciana Lancerotti e Mara França; artigos de Áurea Santos, Erih Carneiro, Gian Franco Rocchiccioli, Evineide Dias, Nilo Thiago e Larissa Freire; e entrevistas exclusivas com Rosier Alexandre, Marcelo Nolleto e Filipe Segantini.

“No círculo dourado do Simon Sinek, além do ‘por quê?’ e do ‘o quê?, nós também o ‘como?’. E o objetivo dessa nova edição do Impresso Nosso Meio é isso: focar no como e nos meios que permitam as lideranças do nosso mercado a não ficar apenas na intenção, mas também partirem para a ação. Essa é uma edição para os inquietos, para quem acredita que a melhor ideia é aquela que acontece”, explica Tamires Soares Brito, diretora-executiva do Nosso Meio.
Sobre o Marketing, Pessoas & Relacionamento
Produzido pelo Nosso Meio – plataforma de conteúdo especializado em negócios -, o Marketing, Pessoas & Relacionamento é um evento exclusivo, que tem como objetivo oferecer conteúdo especializado e momentos de networking para líderes de empresas de diversos segmentos.
A nova edição conta com o patrocínio das marcas: Eletromídia, Fortes Tecnologia, Guanabara, Rio Poty Offices & Residences, Sá Cavalcante São Geraldo, Sobral Indústria Gráfica, Somapay Digital Bank, Sua Música e Unifor.

