O conhecido “menos é mais” está em alta e continuará, explica diretor de criação
O conceito de identidade visual é essencial para a construção e fortalecimento de uma marca. Muitas empresas têm apostado na tendência de logos minimalistas e transformado sua comunicação visual nos últimos anos, principalmente em 2021, quando diversas empresas deixaram de lado seus logotipos altamente detalhados e adotaram conceitos e visuais mais simples, estratégicos e objetivos.
Um dos maiores exemplos que temos é a identidade visual da Rede Globo, onde toda a gama de marcas da empresa recebeu uma unificação, deixando a marca mais próxima do consumidor final.
O diretor de criação do Nosso Meio e fundador da Z Studio Design, Luiz Davi Lima, explica que, quando se fala em logotipos e identidade visual é aconselhável usar o velho e conhecido conceito “menos é mais”, pois não é necessário inúmeros detalhes para ter personalidade, mas sim, conseguir mostrar o conceito de uma marca na menor quantidade de elementos possível.
“A simplicidade gera uma melhor visualização e fixação na cabeça de quem queremos atingir, além de ser mais atrativo visualmente. A Rede Globo deixou de lado o símbolo antes em 3D e trouxe uma forma chapada, mais facilmente aplicável, além de mudar sua tipografia, deixando todas as letras em minúsculo com suas bordas arredondadas”, relata.
O designer gráfico ainda reforça que, as novas tendências do minimalismo agregam muito quando se fala em adaptabilidade e responsividade, deixando a marca mais dinâmica e livre para novas possibilidades, desprendendo-se da dificuldade em aplicar os elementos em uma composição. Luiz Davi ainda expõe que, seguindo as tendências e conceitos, sempre tenta ser o mais claro e objetivo em seus projetos de branding, largando o esqueumorfismo, conceito de design que diz que os elementos aplicados em uma peça devem manter características fiéis à realidade.
“Tento trazer elementos do princípio do Neomorfismo ou Flat Design, onde os elementos são chapados e sem tantos detalhes, apenas o básico para o entendimento, e caso possuam algum elemento em 3D o mesmo é aplicado de forma simples e sutil”, conclui o profissional.
O simples é fácil?
Alguns especialistas dizem que um ótimo logo pode ser recriado à mão e de cabeça, o que significa dizer que ele precisa ser simples o suficiente para que seja reconhecido, memorizado, lembrado e reproduzido com facilidade.
Seguindo esse princípio, o minimalismo nos logotipos é uma tendência que se reafirma ano após ano. Porém, só porque algo é simples, não quer dizer que seja fácil. Na verdade, muitos designers acham que quanto mais minimalista, mais complexo é criar um bom logo. Isso ocorre porque quanto menos elementos, mais difícil fica impressionar e passar uma mensagem.
Responsividade e dinamismo
É comum pensar em responsividade quando falamos de plataformas e interfaces online, e isso também vale quando o assunto é seu logo. Afinal, ele também vai estar nas telas. Por isso, ele precisa ser capaz de se adaptar em diferentes tamanhos e formatos, do desktop ao mobile, passando por wearables e smart TVs, entre vários outros.
Quando mudar?
A grande questão e resposta está na atenção e no diálogo com o seu público. O jeito, as perspectivas e o posicionamento das pessoas estão em constante transformação.
Se a sua empresa quer atender às novas necessidades dos consumidores, precisa ser entendida de forma correta por eles e se comunicar com eles. Portanto, podemos dizer que o principal motivo para a sua marca mudar a identidade é para ajustar seu posicionamento diante do público.
Mas existem outros fatores importantes também:
- Desenvolvimento de novas linhas de produtos
- Seu logotipo não funciona bem nas redes sociais
- Mudança do comportamento do público-alvo
- Utilização de novas tecnologias
- Seu logotipo atual não reflete a essência da sua marca
- Adoção de novos processos de produção
Fique de olho
Mas após a mudança é de fundamental importância ficar de olho nos passos seguintes: calcule os riscos, mudanças sutis ou radicais causam impactos. Os riscos devem ser muito bem calculados para evitar ou minimizar prejuízos. Portanto, analise o cenário atual e pense se é o ideal. Ouça o seu público, o foco de qualquer negócio, principalmente do Marketing Digital, deve ser o público. Com um estudo da sua persona e do seu público-alvo, será possível trazer uma nova ID visual que seja relevante para ele.
Reposicione-se: chegada a hora da mudança, é importante comunicar à sua audiência e explicar os motivos pelos quais a decisão foi tomada. Esse momento também é propício para implementar novas formas de gestão e melhorar o clima organizacional.
Conte que você mudou: mostrar vínculo e preocupação com o seu cliente é a base para o sucesso do relacionamento com a audiência e, consequentemente, das vendas. Além disso, compartilhar as mudanças deixará os clientes mais ansiosos pelas novidades, atraindo a sua atenção. E, por fim, monitore os resultados, pois depois da nova ID visual implementada, é fundamental monitorar, de perto, as métricas de resultado após o novo posicionamento.