O Boticário celebra conquista inédita na 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que aconteceu na França. A marca recebeu o Leão de bronze no Glass – The Lion For Change, categoria de impacto social que reconhece e aborda a criatividade que muda a cultura da sociedade, com a campanha “Instinto Paterno”. Esse é o único case brasileiro a levar a estatueta para casa nesta categoria.
A iniciativa, que marcou a celebração do Dia dos Pais do Boticário em 2023, promoveu reflexões sobre a licença parental enquanto benefício, algo que aponta para um avanço na equidade de gênero no ambiente corporativo e reforçou o questionamento “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”.
Para Marcela De Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, o Leão de bronze é o reconhecimento do trabalho de construção que a gigante da beleza tem realizado nos últimos anos, não apenas nas datas comemorativas, mas de forma perene ao utilizar a visibilidade e alcance para trazer os anseios da sociedade contemporânea para o centro dos debates, inclusive na publicidade.
“Celebramos essa conquista coletiva, reafirmando nosso compromisso de potencializar conversas necessárias e usar a capilaridade da marca para levá-las cada vez mais longe – neste caso, para a cena global de criatividade com impacto. Após 47 anos de trajetória, nos mantemos na vanguarda da beleza e nos posicionamos enquanto agentes de transformação para uma sociedade mais justa e equânime”, comenta a executiva.
O tema se apresenta ainda mais potente quando pesquisas apontam que, para 69% dos brasileiros, as mulheres devem ser as principais cuidadoras de filhos recém-nascidos, segundo estudo realizado pelo Datafolha em abril de 2024. Os dados apontam ainda que 67% dos entrevistados acreditam que os homens e as mulheres deveriam ter o mesmo período de licença para cuidar do bebê. Atualmente, no Brasil, os homens têm direito a 5 dias de licença-paternidade, enquanto as mulheres recebem, no mínimo, 120 dias.
“No último Dia dos Pais, O Boticário decidiu vender não um produto, mas uma causa que beneficia não só os pais, mas toda a sociedade. E é esse tipo de atitude que faz essa grande marca ser grande também para o planeta”, comenta Marco Giannelli, CCO da AlmapBBDO.
Instinto Paterno: campanha do Boticário celebra Dia dos Pais com questionamento
Criada pela agência AlmapBBDO em 2023, a campanha “Instinto Paterno” retrata de forma sutil os primeiros seis dias na vida de um pai. O filme apresenta momentos especiais de descontração e emoção com o início da trajetória paterna – seguidos por um ponto de virada, que marca o retorno ao trabalho após a licença-paternidade de apenas cinco dias.
Sob o conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”, a marca promove reflexões sobre a licença parental enquanto benefício, como um avanço na equidade de gênero no ambiente corporativo. O movimento reforça a importância do tempo de qualidade como uma mudança cultural importante para a sociedade.
Além da comunicação nas redes sociais proprietárias do Boticário e o forte movimento de identificação orgânica e social, o Grupo Boticário se uniu ao Nubank, Volvo Car Brasil e cinco instituições com foco em parentalidade – 4Daddy, Filhos no Currículo, Instituto Promundo, Maternidade nas Empresas e Escola de Super Pais por Marcos Piangers – para lançar o Guia de Boas Práticas para Implementação da Licença Parental em Empresas.
Com informações práticas sobre o que é a Licença Parental e os principais benefícios que a implementação da licença pode proporcionar para as companhias e seus colaboradores, o material traz ainda recomendações e dicas para promover reflexões sobre o benefício e incentivar que mais empresas adotem a licença em seu pacote de benefícios.
Ficha Técnica
Anunciante: O Boticário
Agência: AlmapBBDO
Título: Instinto Paterno
Produto: Datas Comemorativas
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretor Executivo de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Diretor de Criação: Philippe Degen
Criação: Bruno Antunes, Mozar Gudin e Rodolfo Garcia
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Giuliano Springhetti
Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Amanda Lopes Moutinho, Monique Costa e Pedro Miranda
Planejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Giovanna Schiavon, Samy Aragão e Joao Calasans
Mídia: Suellen Kiss, Rafa Alves, Luana Gallizzi, Vitória Soares, Camila Lopes, Patrick Novais, Leticia dos Anjos
Art buyer: Tereza Setti e Alessandra Rodrigues
Fotografo: Henrique Gendre
Cabelo e make: Cris Biato
Styling: Thaís Barakat
Casting: Babi
Producao executiva: SD mgmt Soraya Amaral
Packs: Estúdio Boreal
IMAGEM:
Produtora de imagem: Sweet Filmes
Diretor: Fernando Andreh
Diretor de Fotografia: Danilo Arenas
Atendimento: Francisco Tufano, Brunno Papa
Assistentes de Direção: Catharina Bergo e Ana Carolina Basilio
Direção de Arte: Luciana Nunes
Figurino: Silvana Moura
Make: Mônica Barboza
Casting: Cris Saito
Figurino: Silvana Moura
Make: Mônica Barboza
Diretor de Produção: Bárbara Gonçalves e Fernando Guerra
Produtor Executivo: Marcelo Campana
Coordenação de Produção: Dos Manos
Pós-produção/ VFX:Node Post
Montador: Raphael Bahy
Color grading: Erick Moraes
Finalizadora: Node Post
ÁUDIO:
Produtora Áudio: Raw Audio
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton Raw
Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol Peternelli
Coordenação: Robério Barbosa
Aprovação: Renata Gomide, Marcela de Masi e Bruna Buas Pazos