Iniciativa reafirma compromisso na redução do impacto ambiental por meio dos resíduos coletados pelo Boti Recicla
O Boticário traz ao mercado a chapa sustentável, uma matéria-prima inédita utilizada nos mobiliários de suas lojas âncora, produzida a partir de materiais de baixa reciclabilidade, como plásticos misturados, e com alta sujidade. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Mão Colorida, empresa especializada em projeção e construção de pontos de venda, e reforça o compromisso de reduzir, cada vez mais, os impactos ambientais da cadeia produtiva da marca, como um todo.
Além de utilizar plásticos misturados, a chapa sustentável também pode ser composta por pó de madeira e MDF, tecido e isopor. Juntos, os insumos passam por um processo de transformação que utiliza um misturador e realiza a liga por atrito – sem qualquer adição química para a fusão – misturando e transformando os materiais em uma nova massa. Em seguida, esse conteúdo passa por uma prensa personalizada, que a transforma em nova matéria-prima: uma chapa altamente resistente aos impactos e com aplicabilidade diversa.
“Nós procuramos trazer de volta para a cadeia de produção os materiais de baixíssima reciclabilidade que, hoje, têm como destinação final os aterros sanitários. Além disso, queremos ressignificar o uso do MDF, que é um material não reciclado e tampouco reciclável, enquanto a chapa sustentável, que tem durabilidade e performance superior à deste material, contribui para um planeta mais limpo. A cada metro quadrado utilizada, nós retiramos mais de 23 kg de resíduos que poderiam ter seu destino nos aterros e lixões das cidades”, comenta Frederico Groke, Diretor comercial & Novos negócios da Mão Colorida.
Para O Boticário, o projeto busca promover soluções construtivas e mais ecológicas para os pontos de venda. A iniciativa será utilizada, primeiramente, no modelo ânfora de lojas da franquia. A chapa sustentável, lançada oficialmente no evento Sustentabilidade com o Google, organizado pela multinacional de serviços online, já está presente em 20 lojas ânforas do Boticário e ganha cada vez mais notoriedade no mercado.
“Vemos na chapa sustentável um potencial gigantesco e queremos expandir, cada vez mais, sua presença em nossas lojas físicas. O objetivo é que, em um futuro próximo, todas as lojas ânforas contem com mobiliários compostos por essa matéria-prima inovadora, que vem para fortalecer nossos compromissos sustentáveis e ressaltar a preocupação da empresa em desenvolver soluções modernas e alinhadas aos nossos propósitos”, ressalta Catarina Parente, Diretora Executiva de Brand Experience, do Grupo Boticário.