Responsabilidade

O Ceará é o foco da Fundação Dom Cabral em nova etapa do Movimento Pra>Frente

Por Redação

29/10/2021 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A FDC e o associado Barros Soluções buscam mobilizar empresas e apoiadores cearenses para adesão ao programa de gestão e empreendedorismo popular

 

 A Barros Soluções em Gestão é o associado no Ceará e no Rio Grande do Norte da Fundação Dom Cabral (FDC), instituição de ensino eleita uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020), apresentaram na quinta-feira (21), na capital cearense, os resultados do primeiro ano do Pra>Frente, iniciativa de apoio ao empreendedorismo social da FDC que surgiu em 2020 para amenizar o impacto da pandemia nos empreendedores populares de todo o país. Além disso, a ocasião visou prospectar empresas e novos apoiadores para a causa. 

A primeira etapa do projeto transformou a vida de mais 800 pessoas em 9 meses, sendo 602 empreendedores populares e 200 voluntários. Agora, com a nova ferramenta do Pra>Frente Play, o objetivo é capacitar 5.500 pessoas, gerando desenvolvimento econômico por meio da educação em Gestão e Empreendedorismo. Trata-se de plataforma de streaming de conteúdo, totalmente gratuita para as pessoas que serão capacitadas. O Pra>Frente Play oferece conteúdo em formatos diferentes, com vídeos, podcasts, e-books, quiz e missões. Tudo é bem acessível, com navegabilidade otimizada e funcionalidades simples. Com jornadas individualizadas, o usuário navega pelo cardápio e escolhe o conteúdo que faz sentido para ele no momento do acesso. Para garantir uma boa conexão, a plataforma foi planejada para ter baixo consumo de dados e é interligada ao WhatsApp. “Mais que uma plataforma digital, o Pra>Frente Play é uma jornada de aprendizagem que combina conteúdo e entretenimento de um jeito divertido e aplicável ao negócio”, resume Ana Carolina Almeida, líder do Movimento Pra>Frente e representante da Fundação Dom Cabral. 

A iniciativa vem sendo viabilizada com o apoio de dois tipos de parceiros: as organizações sociais e as empresas que patrocinam o projeto. As organizações da sociedade civil indicam o empreendedor que tem o perfil adequado para participar do projeto e as empresas e empresários apoiam a capacitação dessas pessoas por meio de contribuição financeira e/ou mentoria voluntária. Assim, além dos especialistas da FDC, o projeto conta com “decoladores”, que são esses mentores que oferecem apoio psicossocial, dando suporte com novas ideias, compartilhando experiências e acompanhando a evolução dos resultados. Hoje, já existem 60 decoladores envolvidos. 

“Neste novo momento, estamos buscando nacionalizar o Movimento Pra>Frente. Por isso, é imprescindível a aproximação com os empresários locais, que podem financiar a capacitação dos empreendedores populares, e organizações sociais que estão em contato com esse público no dia a dia. Assim, o objetivo de virmos ao Ceará é firmar parcerias e inaugurar o projeto no Estado, tudo para fomentar novas possibilidades de ascensão profissional a uma parcela da sociedade que precisa desse suporte”, explica Ana Carolina Almeida. O diretor executivo da Barros Soluções, Valdemar Barros, acrescenta: “O intuito é fortalecer uma articulação com os microempreendedores que foram extremamente prejudicados no delicado período da pandemia, visando fomentar o desenvolvimento econômico por meio da educação. Estamos unindo empresários, instituições de ensino, apoiadores, organizações e líderes sociais nessa corrente”, resume o representante da melhor associada da FDC. 

A metodologia do Pra>Frente Play é proprietária da FDC. Ela foi desenvolvida para aproveitar o melhor de cada indivíduo para criar um ponto de virada para quem já é empreendedor e também para quem deseja (ou precisa) ser. Neste sentido, a metodologia leva em consideração: 

  • Os problemas do empreendedor popular: conteúdos exclusivos, criados a partir dos maiores desafios dos empreendedores. 
  • Entretenimento: temas que aliam bom humor em abordagens práticas e comportamentais. 
  • 100% focado na prática: aprender fazendo, desenvolvendo observação, senso crítico e aplicabilidade.
  • Comportamento empreendedor: foco em atitudes (em todos os segmentos regiões e cenários econômicos). 
  • Ágil: metodologias ágeis da concepção à aplicação dos conteúdos, sempre atuais. Inscrições Existem 3 formas de os empreendedores populares participarem: 
  • Através de indicação das empresas patrocinadoras; 
  • Através de indicação das organizações da sociedade civil que são parceiras; 
  • Inscrições feitas diretamente pelos empreendedores populares por meio das redes sociais do Pra>Frente e pelo site: https://prafrente.fdc.org.br

O Pra>Frente Play é destinado exclusivamente para empreendedores populares (MEIs e informais) e decoladores que serão capacitados.