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O efeito do visual merchandising no PDV

Por Redação

18/12/2022 15h59

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Entenda a importância de investir em comunicação no ponto de venda no atual cenário do varejo

 

Nem só de digital vive o consumidor. A Experiência do Cliente atravessa o on e o off com grandes desafios. Estima-se que uma marca tem, em média, 3 segundos para atrair a atenção do consumidor no ponto de venda (PDV). Por isso é tão importante uma estratégia de comunicação com foco no público-alvo.

 

O faturamento das lojas físicas do Brasil cresceu 22% no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com o levantamento de Índices de Performance do Varejo, organizado pela HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Segundo o estudo, as vendas subiram 28% nos estabelecimentos de rua e 40% nos negócios em shopping centers. O aumento foi notado junto com o crescimento da movimentação do público, com uma alta de 48% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o do ano passado. A evolução do fluxo em lojas dentro de shoppings foi maior, 57%, enquanto dos estabelecimentos de rua, de 18%.

 

Desta forma, é possível perceber que a loja física ainda é central para o varejo no Brasil. No entanto, 77% dos clientes brasileiros querem que a loja física seja atrativa não só com bons produtos, mas que ofereça outras experiências. É o que mostra o Relatório do Varejo 2022 da Adyen, uma pesquisa global que consultou 10 mil varejistas de 23 países e 40 mil consumidores de 26 países.  Para quem está atento às tendências do mercado, os dados são uma oportunidade de negócio.

 

Para usar o novo momento do varejo ao seu favor, técnicas de visual merchandising (VM) são verdadeiros vendedores silenciosos, capazes de promover a marca, conscientizar o consumidor, transmitir informação sobre o produto, incentivar a interação do público e até remodelar comportamentos. Corner, displays, expositores de merchandising e mobiliários personalizados são ferramentas que contribuem para a diferenciação de uma marca no ponto de venda.

 

“Assim como as demais estratégias de uma marca, as ações de merchandising devem ser realizadas com base em mapeamento e estudo. É necessário entender o objetivo do projeto. Qual é a experiência de compras desejada naquele PDV? O mix de produtos oferecido é compatível com o público e perfil do estabelecimento?  Quem são e como se comportam os principais concorrentes? O produto está bem posicionado nas gôndolas? Depois de responder essas perguntas-chave, é hora de analisar métricas. Tráfego da loja, número de vendas, fidelidade à marca e ticket médio são as principais variáveis que os varejistas utilizam. Ações de merchandising são poderosas e capazes de educar o consumidor. Consumidores educados sobre seus produtos, sentem-se confortáveis e estimulados a passar para um próximo nível de produto ou faixa de preço”, explica o Diretor Comercial e de Marketing da Sobral Gráfica, Fernando Hélio Martins Brito.

 

Única HP Indigo no Ceará

 

Para entregar materiais impressos de qualidade direcionados às estratégias de comunicação das marcas, a indústria gráfica está sempre em busca da inovação. No Ceará, a Sobral Gráfica e Editora é a única indústria que conta com a máquina de HP Indigo 7 cores no portfólio. Nela, a fina camada de tinta replica com precisão o brilho e a textura, mantendo as características especiais de cada mídia. Como a tinta é seca e a imagem é definida na blanqueta, a qualidade de impressão permanece alta e não é afetada pela transferência. Além disso, o processo de impressão não afeta a mídia, ao contrário da maioria das outras tecnologias digitais, nas quais a mídia é diretamente afetada pela absorção da tinta (umidade) ou pela secagem (calor). A HP Indigo também tem a mais ampla gama de cores (alcança até 97% da escala PANTONE), conta com cores spot que correspondem a PANTONE e são misturadas sob demanda e trabalha com até 7 estações de cores. As múltiplas camadas de tinta permitem impressão sanduíche, diferente opacidade do branco e efeitos especiais, incluindo marcas d’água.

 

“A grande vantagem da HP Indigo é a variedade de tipos de mídia praticamente infinita que o anunciante pode trabalhar. Essa máquina oferece a mais ampla gama de substratos no setor de impressão digital, incluindo mídia leve e pesada, escuras e coloridas, metalizadas, autoadesivas, sintéticas, revestidas e sem revestimento, canvas e muito mais”, reforça o executivo.

 

A Sobral Gráfica atende a todo o conjunto de demandas de marketing impresso, incluindo offset e impressão digital de alta qualidade (por meio de impressora offset digital, HP Indigo 7 cores), impressos promocionais, editoriais, sob demanda e dados variáveis, embalagens. Para saber mais sobre a empresa gráfica referência Norte e Nordeste, acesse www.sobralgrafica.com.br.