Com investimentos que devem ultrapassar a ordem dos US$53 trilhões até o próximo ano, de acordo com a projeção do ESG Radar, produzido pela Infosys, o ESG é muito mais que uma junção de letras relacionada às práticas ambientais, sociais e de governança. São métricas que medem a sustentabilidade das empresas e geram valor. Para isso, precisa estar integrado à estratégia dos negócios.
Assim como o ESG, o Branding também é uma pauta estratégica da organização e que proporciona valor. Nesse sentido, eles se encontram, impactando positivamente na imagem da empresa perante os seus diversos públicos.
As práticas ESG, além de todos os benefícios que trazem, são conteúdos de marca e diretrizes estratégicas que refletem no posicionamento do mercado, pois geram diferenciais competitivos fortes.
Além disso, são uma forma de as empresas se conectarem com os consumidores, que exigem marcas que apoiem causas, que se conectem com o estilo de vida deles. Então, se os consumidores estão cada vez mais conscientes das questões sociais e ambientais, aumentando a demanda por produtos sustentáveis, as marcas precisam também ser proativas nessa questão, trazendo soluções e sendo verdadeiras. Marcas como parte da solução e não como um problema.
O consumidor é o guia. Já há bastante tempo estamos na Era em que o Marketing colocou o consumidor no centro das suas decisões. Hoje, ampliamos essa visão para a sociedade no centro e o ESG é essa prática e esse olhar para o retorno que uma marca pode trazer para o mundo, o seu propósito e o seu legado.
ESG e Branding, um encontro mais que estratégico, um encontro para promover a longevidade das empresas. Pense nisso!