É com imensa alegria que estreamos esta coluna sobre comunicação, publicidade, marketing e relações de consumo no Nosso Meio, justamente quando o Brasil é escolhido como País Criativo do Ano no Cannes Lions 2025! Esse reconhecimento reforça a missão da ABAP de promover a sustentabilidade da publicidade, valorizando a criatividade brasileira e seu impacto na construção de marcas e no crescimento do país.
A ABAP tem um papel essencial na consolidação do mercado publicitário brasileiro, que representa a 9ª economia mundial e é o 3º país mais criativo do mundo. Além disso, a cada R$ 1 investido em publicidade, R$ 8,54 retornam para a economia. O setor emprega mais de 400 mil pessoas direta e indiretamente e movimentou R$ 23,4 bilhões no Brasil em 2023.
(Fontes: FMI, Warc, Estudo Deloitte Cenp.)
Para acompanhar essa evolução, a ABAP se transformou em um Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, um avanço estratégico liderado pela presidente Marcia Esteves desde 2023. O objetivo é reunir empresas de comunicação e publicidade que conectam marcas e mídia, ampliando a diversidade em tamanho, localização e especialização das associadas.
A ABAP conta com 11 Regionais em todo o Brasil, promovendo iniciativas como o Roadshow ABAP, encontros nos quais a Diretoria Nacional se aproxima das agências locais para debater desafios do setor e fortalecer o mercado. Participar desse movimento é essencial para quem quer estar conectado às principais discussões. Clique aqui para se inscrever nos encontros do Centro-Oeste e Sudeste!
Com atuação ativa em relações governamentais, pesquisas, parcerias estratégicas, programas de capacitação e eventos, a ABAP impulsiona a publicidade brasileira, fortalece a indústria criativa e apoia a construção de marcas que geram impacto e conexões.
Seguimos juntos nessa jornada. Até a próxima coluna!
Por Mariana Panhoni, Diretora Executiva ABAP

Mariana possui MBA pela IE Business School em Madrid, foi consultora de estratégia de marca na Nomads Branding&Strategy, general manager na startup de educação Ultima School, diretora global de marketing na Zankyou Weddings, e teve atuação anterior em empresas como Editora Abril, HSM e Câmara Americana de Comércio.