Análise

O legado de Cid Moreira para o jornalismo e a publicidade nacionais

Por Lucas Abreu

03/10/2024 14h07

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Jornalista e locutor esteve a frente do Jornal Nacional por mais de 20 anos, apresentando cerca de 8 mil edições, segundo o Memória Globo

Morreu, nesta quinta-feira (3), o jornalista, locutor e apresentador, Cid Moreira. A informação foi confirmada por sua esposa, Fátima Sampaio, a Patrícia Poeta, que divulgou a notícia durante o programa Encontro, da TV Globo. Cid Moreira estava internado no Hospital Santa Tereza, em Petrópolis (RJ), onde tratava um quadro de pneumonia nas últimas semanas.

Cid Moreira nasceu em Taubaté (SP) em 29 de setembro de 1927. Ele começou a trabalhar aos 15 anos na Rádio Difusora de Taubaté como contador. Sua voz grave e marcante logo lhe renderam o convite para ser locutor. Em 1947, ele se transferiu para a Rádio Bandeirantes, onde trabalhou até a o início da década de 1950, quando se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar na Rádio Mayrink Viega.

Cid Moreira aos 17 anos na Rádio Difusora de Taubaté

A década de 1960 marcou o início da carreira de Cid Moreira nos noticiários. Em 1963, ele integrou o Jornal da Vanguarda da TV Rio, onde se consolidou no jornalismo televisivo.

Em 1969, foi convidado para substituir Luís Jatobá no Jornal da Globo, mas logo foi escalado para integrar a bancada do Jornal Nacional ao lado de Hilton Gomes. Entretanto, a parceria mais marcante foi com o jornalista Celso Chapelin, com quem dividiu a bancada do Jornal Nacional por mais de 20 anos.

Cid Moreira e Celso Chapelin na bancada do Jornal Nacional durante a década de 1980

Cid Moreira também integrou a equipe do Fantástico, desde a estreia do programa, em 1973. O jornalista e locutor fez história ao narrar o quadro do Mister M., personagem criado pelo ilusionista Val Valentino, na década de 1990. A voz grave e marcante de Cid Moreira dava o tom de mistério e misticismo que fizeram o quadro ser um dos mais icônicos do Fantástico.

Reencontro de Cid Moreira e Mister M. nas comemorações do 50º aniversário do Fantástico

Ainda na década de 1990, Cid Moreira se dedicou a fazer a locução de passagens da Bíblia, o que considerava ser sua principal missão de vida. Em 2011, o jornalista gravou o livro religioso na íntegra, em um CD que vendeu mais de 60 milhões de cópias.

Cid Moreira também esteve presente em campanhas publicitárias de diversos segmentos, emprestando. A campanha mais recente foi feita para o app de compras Shopee, onde o jornalista e locutor lia tweets dos usuários. Confira a campanha, abaixo:

Outras campanhas marcantes que contaram com a voz de Cid Moreira foram a Retrospectiva 2016 com os principais lançamentos do cinema daquele ano, realizada pelo Itaucard; “Você sabe o que isso quer dizer?” da Bradesco Seguros; e as campanhas temáticas de Natal realizadas pela operadora Vivo e pela Submarino. Confira as campanhas, abaixo:

Retrospectiva 2016 (Itaucard)

Você sabe o que isso quer dizer? (Bradesco Seguros)

(Des)conto de Natal: Lembrancinha (Vivo)

Campanha Natal 2018 (Submarino)

Cid Moreira não emprestou somente sua voz para as campanhas publicitárias. O jornalista e locutor também atuou como garoto propaganda para a Sono Quality Colchões. Confira abaixo:

Em 2020, quando tinha 93 anos, Cid Moreira se aventurou no universo das startups, com a fundação da Rádio Conhecer. A estação online era dedicada a conteúdos variados e ficou ativa até 2022 em sites e aplicativos para Android e IOS.