“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” – LAVOISIER, Antoine
Escutei esta frase pela primeira vez de um professor de química, quando cursava o ensino médio no Imaculada Conceição, há muitos anos, e hoje trago aqui, pois nada é tão atual como este enunciado.
Em marketing a essência não se cria, continua atualíssima, mas seus desdobramentos e áreas periféricas se recriam continuamente, por isto é necessário se atualizar.
Existem duas posições ou equívocos desnecessários, um é hipervalorizar o novo em detrimento a essência, muitas vezes classificando-a como visão raiz, clássica, antiga. O outro engano, entretanto, é se prender a um modelo e não abraçar e adotar construções novas, interações novas, modelos novos de potencializar e misturar as frentes de trabalho, claro tudo em prol do marketing e de atender as necessidades dos clientes.
Portanto não existe marketing raiz, existe marketing! Atender necessidades humanas explícitas e ocultas. Criar, comunicar e entregar valor.
Tecnologia e modelagens são ferramentas, mas a essência é entender e atender outro humano.
E o que está no escopo das modelagens novas, bem vindas por sinal, de marketing?
1. Inteligência Estratégica, (inteligência de mercado e inteligência de negócio – BI). A captação, tratamento e análise de dados para ser mais competitivo e assertivo nas ações de marketing e comercial
2. Neuromarketing e o entendimento do processo de decisão dos clientes
3. Branding (ainda novo, acreditem), o grande atalho mental que cria e mantém reputações
4. Experiência do cliente de forma estruturada (CX) em todos os pontos de contato e em toda a jornada
5. Revenue Operations (RevOps). A integração do Marketing (atração) + Vendas (aquisição) + Sucesso do Cliente (retenção e potencialização), tudo sobre uma só gestão e fluxo operacional para crescimento de receitas
6. Sucesso do Cliente (CS) – marketing de relacionamento com o objetivo de reter clientes, ampliar contratos (Up Sell) e trazer novos clientes para dentro da base.
Marketing é o todo, é fluxo, plástico e modelável em suas frentes de atuação, inclusive a comercial.
Veja a floresta toda antes de descer às árvores. Estratégia é uma visão ampla, alongada, entender de cima os caminhos, os conceitos, as posições e as possibilidades. Plano é descer e tangibilizar a estratégia, traçar os caminhos, estruturando, definindo táticas e operações.
Não existe sucesso sem estratégia e não existe resultado sem execução.