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O Marketing Sensorial nunca foi tão saboroso

Por Victor Campos

03/04/2025 14h06

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Marcas vêm se utilizando dessa ferramenta em suas campanhas e produtos para criar conexões emocionais e experiências marcantes com seus consumidores

O Marketing Sensorial é uma estratégia que envolve a ativação dos cinco sentidos: visão, tato, paladar, olfato e audição. Essa estratégia tem com objetivo principal despertar emoções, fortalecer a lembrança da marca e influenciar decisões de compra.

Mas por que essa estratégia funciona tão bem?

• A estratégia ativa emoções – Os sentidos estão diretamente ligados à memória e ao prazer. Cores, texturas e referências sensoriais criam conexões emocionais mais profundas com o público.

• Isso torna a marca memorável – A associação de um produto a uma experiência sensorial facilita a lembrança da marca e na diferenciação no mercado.

• Aumenta o engajamento – Conteúdos sensoriais são altamente compartilháveis, virais e envolventes, gerando conversas espontâneas nas redes sociais.

Confira algumas campanhas de marcas que se utilizam bem dessa estrategia:

Melissa:

A marca brasileira é um sucesso quando se fala de cases de marketing sensorial. Seu icônico cheirinho de chiclete acompanha todos os pares de sapatos da marca, o que gera uma memória afetiva em seus consumidores. Qualquer pessoa que sinta o aroma exclusivo da marca reconhece a Melissa através do cheiro.

O aroma da marca é tão marcante que chegou a virar uma collab em 2023 com a marca Cuide-se Bem da Boticário, onde os consumidores puderam usufruir do cheirinho da marca, também em produtos para o corpo.

Rhode Skin:

A marca da modelo e influenciadora, Hailey Bieber, costuma associar seus produtos de skincare a comidas irresistíveis—tintas labiais que lembram milkshakes, bálsamos com textura de creme aveludado, brilhos labiais banhados em mel—criando uma experiência visual e emocional única com seus consumidores.

Com seus produtos virais na internet, a marca caiu no gosto da geração Z e ficou a caminho de superar os US$ 100 milhões de receita em 2024. A Rhode Skin se utiliza bem do marketing sensorial para criar uma identidade forte e envolvente. A combinação de design clean, texturas agradáveis, fragrâncias delicadas e uma comunicação harmoniosa faz com que a marca se destaque no mercado de beleza.

LP Beauty:

A LP Beauty foi fundada em novembro de 2020 pela maquiadora e influenciadora Letícia de Paula, a marca lançou uma campanha especial para promover o Cleansing Balm SKIN – Edição Limitada com aroma de pêssego.

A campanha se utiliza do marketing sensorial, através da relação com a fruta, onde na campanha se utilizaram das texturas e aroma da fruta para promover o produto. A edição limitada da marca foi lançada em celebração ao terceiro aniversário da LP Beauty.

JACQUEMUS:

A marca aposta em campanhas luxuosas e lúdicas, combinando moda com elementos gastronômicos, e de tamanhos maximizados e minimalistas, brincado com essa diferenciação visual e sentidos com seus consumidores. Esse toque sensorial desperta desejo e reforça a identidade da marca.

Em 2023, a marca alcançou uma receita estimada entre €270 milhões e €280 milhões, um aumento significativo em relação aos €100 milhões registrados em 2021. Isso consolida o crescimento da marca no interesse dos consumidores em geral. A empresa está diversificando suas operações, incluindo a entrada no mercado de beleza, com o apoio do Grupo L’Oréal, que adquiriu uma participação minoritária na Jacquemus para impulsionar essa nova empreitada.

Fran by Franciny Ehlke:

A marca viral nas redes sociais, relaciona os lançamentos de seus Lip-Balmes com alimentos, se utilizando da estratégia do marketing sensorial, os produtos mais virais, como o Lip Bunny (Inspirado em Chocolate) e Lip Honey (Inspirado em Mel), viraram o xodó dos internautas, onde aguçam os sentidos de seus consumidores e é sucesso no mercado.