Artigos

O match perfeito: como as collabs impulsionam marcas

Por Redação

21/10/2025 13h41

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Por Alexandre Magno, diretor da DLT

No universo da moda, onde a busca por novidade e audiência é constante, uma estratégia tem se destacado como uma ferramenta poderosa para inovar e expandir horizontes: as colaborações entre marcas. Longe de serem apenas um truque de marketing passageiro, essas parcerias se tornaram um pilar fundamental para a relevância e longevidade no mercado, redefinindo o que significa ser uma marca atualmente.

O sucesso dessas collabs representa a união de valores, estéticas e públicos. Ao cruzar as fronteiras do vestuário para o design, a tecnologia, a gastronomia ou o bem-estar, as marcas de moda conseguem transcender a simples venda de roupas. Elas oferecem uma experiência completa, inserindo-se de maneira mais profunda na rotina e nas aspirações de seus consumidores.

Na DLT, a mais recente collab foi feita com o Ferroviário Atlético Clube, pioneiro do futebol profissional no Estado e popularmente chamado de “Ferrão”, e foi um bom pontapé para entrarmos no universo do futebol. O que levou a esse caminho foi o diálogo existente entre o perfil do torcedor do clube e os valores da marca, pois ambas personificam um homem gente boa e amigo de todo mundo, conceitos que integram o nosso DNA como empresa. O resultado desenvolve uma narrativa que dialoga com diferentes áreas do cotidiano.

Essas alianças estratégicas também são um laboratório de inovação, permitindo que se explore novos materiais, tecnologias e designs de uma forma inventiva e coletiva. A fusão de expertises leva a criações únicas, que fogem do convencional e, muitas vezes, geram um desejo de consumo quase imediato. O fator de exclusividade, agregado a muitas dessas edições limitadas, cria uma sensação de urgência e um valor percebido que vai além do preço.

Além disso, as collabs são uma forma eficaz de expansão de público, propiciando o acesso a uma base de clientes totalmente nova e diversificada, com benefícios que incluem credibilidade e frescor. É uma troca simbiótica que beneficia ambas as partes, fortalecendo a presença no mercado e rejuvenescendo a imagem da marca. Esse posicionamento, na minha visão e da DLT, está na maneira como os gestores e o setor de Marketing cuidam dessa marca, independente do nicho em que ela atua. Para as empresas, as collabs são um caminho sem volta e um verdadeiro encontro entre valores e princípios comuns, intencionando uma conexão com a cultura de forma ampla e relevante.