Escutar. Dar atenção ao que o outro está falando. Ficar atento para ouvir.
A escuta é uma habilidade a ser desenvolvida, pois ela pressupõe uma disponibilidade genuína para ouvir o outro, ouvir o que ele pensa e sente, a sua compreensão de mundo, que muitas vezes pode ser diferente da nossa, do que a gente pensa e sente.
Quando foi a última vez que você escutou realmente os seus clientes e colaboradores?
Hoje, trago essa reflexão, porque não há riqueza maior do que escutar os clientes e colaboradores. Faço isso nos projetos de branding que desenvolvo ou nas pesquisas que realizo para os clientes. Nos projetos de branding, escutar é uma das etapas das que mais gosto, porque é fonte de muitos insights. Uma oportunidade sem igual para aumentar o meu repertório sobre aquela marca, entender melhor a sua essência, a sua alma.
Então, a dica que eu dou é: escute periodicamente os seus clientes e colaboradores. Faça disso um hábito. Esteja aberto e disposto a entendê-los efetivamente. Sem filtros mesmo. Mas não fique só na escuta. Aja! Considere o que foi dito e transforme em ações de melhoria. Realize! Depois, comunique aos seus clientes e colaboradores o que foi feito com base nessa escuta.
Escutar reflete o valor que você dá à pessoa que está falando. Escutar pode lhe apresentar um novo universo de possibilidades. Sei que vivemos em um mundo em que a “economia da atenção” é uma realidade. Mas ela não pode ser impedimento para você gerar ainda mais valor para os seus clientes e consequentemente para o seu negócio.
Logo, priorize o que é prioridade! Escutar os clientes e colaboradores é, com certeza, uma delas.