Os influenciadores digitais e/ou criadores de conteúdo ganharam espaço significativo na vida do público e no mercado de publicidade. E apesar do marketing de influência não ser algo tão novo assim, a chegada da internet juntamente com a força das redes sociais trouxeram um leque de meios e formatos e com eles inúmeras possibilidades.
O grande trunfo e poder dessa estratégia está na proximidade com o público e na geração de confiança. Com os criadores de conteúdo digitais as marcas se tornam parte da vida das pessoas. Isso gera confiança, algo difícil de conquistar na publicidade. É fácil de perceber quando alguém que faz parte da nossa vida nos diz que tal produto ou serviço vale a pena, nós acreditamos mais do que vendo uma publicidade. O poder do marketing de influência é justamente esse.
Mas podemos questionar: os influencers não são próximos a mim já que eu não os conheço. A questão é: será? De acordo com uma pesquisa de abril de 2022, feita pela We Are Social e a plataforma Hootsuite, os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais. E se eu passo em média esse tempo vendo alguém é natural que eu sinta que ele faz parte da minha rotina.
O poder de influência dos criadores de conteúdo é incontestável, resta-nos saber como vamos utilizar da melhor forma essa estratégia ao longo do tempo. As empresas e anunciantes já enxergaram esse potencial e estão cada vez mais utilizando e também profissionalizando essa estratégia, procurando ir além da #publi.
Podemos perceber, exemplos de estratégias de relacionamentos duradouros, como os embaixadores, lançamento de marcas próprias como as Kardashian e até contratação de pessoas como head, como é o caso da Anitta.
Paula Rodrigues
Publicitária, docente do Centro Universitário Estácio do Ceará