A música é uma das formas mais antigas de linguagem. Ela expressa sentimentos e também é uma forma de expressão cultural e individual. E o Diretor de Advertising Brasil Spotify, Vince Carrari, trouxe ao palco do MMA Impact Brasil 2023 como o áudio é um estímulo que pode influenciar as emoções de alguém. Em uma palestra interativa e carregada de dados, o diretor ilustrou como o streaming de música se consolida no mercado.
Aproveitando o mecanismo dos fones de ouvido distribuídos para o público, o palestrante propôs alguns testes para discutir as emoções que os sons trazem, como por exemplo o de uma furadeira ou uma harpa. Vince destacou o quão presente o áudio está na rotina da maioria das pessoas, seja no cuidado com os filhos, na academia, no metrô, em uma caminhada, por exemplo. E o Spotify hoje é o líder do segmento musical por assinatura do mundo.
“No mundo inteiro, o Spotify tem 500 milhões de ouvintes, entre música e podcast, é uma parte enorme da população mundial”, aponta.
De acordo com os últimos dados compilados pelo Music Ally, ele lidera com uma larga vantagem em relação ao segundo e terceiro colocado: o Apple Music, que alcançou a marca de 60 milhões de assinantes em junho de 2019, e o YouTube Music, que possui 50 milhões.
Para o primeiro trimestre de 2023, o Spotify projeta atingir a marca de 207 milhões de assinantes e arrendondar para 500 milhões o seu número de usuários ativos mensais (MAUs).
O áudio e o som vivem um de seus momentos mais revolucionários, principalmente graças ao mundo digital e ao fenômeno liderado pelos podcasts. Segundo Carrari, 50 milhões de ouvintes no país consomem esse tipo de conteúdo, o que faz que esse seja o segundo maior mercado no Spotify.
“Os podcasts são um grande fenômeno no Brasil, que atinge todas as idades em todas as faixas sociais, não tem, necessariamente, nenhuma concentração em uma faixa social”, afirma.
Ainda sobre esses conteúdos, o palestrante ressalta a variedade de temas que são abordados nesta categoria, como Economia, Psicologia, Cultura, Comédia, Cuidados Domésticos e outros assuntos que fazem parte da rotina dos ouvintes. Segundo o executivo, 42% das pessoas entre 16 e 64 anos no Brasil ouvem podcast
“O consumo de áudio digital se torna maior pela liberdade que o formato traz ao permitir que o ouvinte possa exercer outras atividades enquanto consome o conteúdo. Cada um desses exercícios, acompanhados pelo áudio, proporcionam sensações específicas, podendo melhorar a performance do ouvinte naquela tarefa”, comenta.
O palestrante aconselha que as marcas prestem atenção no tipo de som que acompanha o seu conteúdo para entender o contexto onde o seu público está inserido. Para exemplificar, ele traz o cenário de um fã de Rock, que tem sua playlist interrompida por um anúncio que tem como trilha sonora uma batida de forró.
“Então cuidado! Se a pessoa está relaxando, ouvindo rock ou fazendo algo, você tem que tentar o máximo possível entrar naquele contexto, fazendo um anúncio que seja realmente marcante. 73% dos ouvintes dizem que estão abertos a ouvir anuncio, se for no contexto que eles estão ouvindo”, alerta.
Para encerrar, Vince sempre reforça que “O contexto é tudo” e indica que os empresários se conectem cada vez mais com o seu público na hora de pensar na publicidade.
MMA Impact Brasil 2023
Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.
Vince Carrari
Com 20 anos de experiência em marketing e transformação digital, é Diretor de Vendas no Spotify Brasil. Também foi Gerente de Indústria no Google, onde trabalhou por 15 anos. Formado na Universidade Mackenzie, possui pós-graduação no Insper e Duke University.