O jornal O Povo comemora hoje 94 anos desde a sua fundação. O compromisso quase centenário em retratar a verdade, conectar pessoas, mediar conflitos, sustentar bandeiras, defender nossa cultura e nossa gente é feito por uma equipe de jornalistas que se dedicam a levar notícia de qualidade aos cearenses de forma clara e objetiva.
O Nosso Meio conversou com a presidente institucional e publisher do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, e com o diretor de Negócios e Marketing do Grupo de Comunicação O POVO, Alexandre Medina. Confira as entrevistas:
LUCIANA DUMMAR, presidente institucional e publisher do Grupo de Comunicação O POVO:
1 – São 94 anos de muita tradição. O POVO é um dos dois jornais que instituem o cargo de ombudsman na Redação (além do O POVO, somente Folha de S. Paulo oferece o serviço). Também se posiciona a favor da circulação do veículo no formato impresso, apesar da migração dos publishers para o digital. Tem larga trajetória em premiações: nenhum veículo cearense venceu mais o Prêmio ExxonMobil de Jornalismo. Qual é o segredo da longevidade e do sucesso?
“A resposta está no início de sua pergunta: tradição. No O POVO nós reverenciamos nossas tradições e respeitamos as nossas raízes cearenses e nordestinas, região para a qual sempre voltamos um olhar especial. Porém nossas tradições não nos travam no passado. Pelo contrário, elas nos chamam para o presente e nos remetem ao futuro. Nós nos assentamos na tradição para nos lembrar sempre de onde viemos e aonde queremos chegar. Encaramos as mudanças como oportunidades. Nesta Casa nunca nos passou pela cabeça lamentar a chegada da internet nem das novas formas de comunicação. Nós nos dedicamos a entender o que estava se passando e como poderíamos dar continuidade ao nosso papel. E o nosso papel é levar informações de qualidade, em qualquer plataforma, à nossa audiência. E, “qualquer plataforma”, isso deveria ser óbvio, tem de incluir também o papel, que ainda tem uma longa trajetória pela frente. O POVO une tradição, inovação e modernidade ao produzir informação com qualidade.”
“Quanto às premiações, consideramos como uma espécie de atestado do bom trabalho que realizamos, porém não são um fim em si mesmas. São uma consequência do nosso esforço para fazer o bom jornalismo. Registro ainda que levantamento do Portal dos Jornalistas mostra que repórteres do O POVO estão entre os mais premiados do Brasil.”
2 – O que significa completar 94 anos de um veículo de comunicação na era do digital?
“Significa que nós passamos por várias conjunturas, diversas mudanças e intensas dificuldades, mas superamos todas elas, mantendo a fidelidade aos nossos princípios. Significa que a família Rocha Dummar, hoje na sua quarta geração à frente do O POVO, vai continuar com esse trabalho que, para nós, tem sentido de missão, pois todos os nossos negócios estão na área da comunicação, que é o que sabemos fazer bem. Significa que trabalhamos para manter a credibilidade e a boa qualidade do jornalismo em qualquer plataforma que usarmos.”
3 – Você consegue elencar um momento marcante ao longo desta trajetória? E o momento de maior dificuldade, qual você destacaria?
“São muitos os momentos ao longo destes 94 anos. Celebrar o 7 de janeiro sempre foi, nesta Casa, um motivo de alegria. A data nos convida a comemorarmos, dentro das condições que a conjuntura nos permite, com produtos editoriais bem pensados, mas também nos chama à reflexão do nosso trabalho. É sempre um momento de analisarmos o que fazemos, repensar novos caminhos e projetarmos o futuro, que se constrói aqui todos os dias.”
“E quanto a um momento de dificuldade recente, é válido citar a pandemia que estamos vivendo. Levou um tempo até entendermos a melhor forma de continuarmos trabalhando com segurança, noticiando com precisão e cuidando de cada um que faz esta Casa. Esses dois últimos têm sido de muita delicadeza e aprendizado.”
4 – Nas vésperas do centenário, qual é sua perspectiva de futuro para o Grupo de Comunicação O POVO?
“No médio prazo, nossa meta é comemorar nossos 100 anos, em 2028, e seguir em frente com a vitalidade que sempre foi a marca do O POVO. Nosso propósito é continuar fazendo aquilo que é e sempre será essencial à democracia e à liberdade: jornalismo independente e plural, um instrumento para as pessoas se situarem no mundo. A quinta geração já está sendo preparada para essa continuidade.”
5 – Qual é o sentimento da Presidência ao comemorar este novo ciclo?
“É um sentimento de que eu estou cumprindo um dever, muito prazeroso, mas um dever. Não digo sentimento de “dever cumprido”, pois a tarefa de fazer jornalismo não termina nunca. Esse é o nosso trabalho e a nossa alegria. A nossa função social é transmitir informação de qualidade a uma sociedade exigente, que demanda informação bem apurada e checada e que anseia por veículos jornalísticos de credibilidade. E estamos felizes em exercer com excelência essa responsabilidade dia a dia.”
ALEXANDRE MEDINA NÉRI, diretor de Negócios e Marketing do Grupo de Comunicação O POVO
1 – Qual a programação confirmada para comemorar os 94 anos do O POVO?
“O POVO entende que, para estimular um ambiente democrático e plural, em uma realidade na qual a liberdade de imprensa, a cultura e a educação enfrentam condições adversas, é preciso discutir mais o jornalismo. O projeto multiplataforma “Não é fake news, é desinformação” é o principal produto das comemorações dos 94 anos do O POVO e reforça o debate sobre credibilidade versus desinformação, tratando das dificuldades em combater as chamadas fake news e a importância da checagem dos fatos. No dia do aniversário do O POVO, o Vida&Arte traz uma edição especial com as 15 capas (e seus respectivos artistas) que fizeram parte do Nosso Papel é Arte, projeto que trouxe artistas para a capa do jornal impresso em vários sábados de 2021. O Vida&Arte desta edição comemorativa é um presente para o leitor em formato de edição de colecionador com todas as obras do projeto.”
2 – Entre alguns resultados recebidos a celebrar, O POVO tornou-se o publisher de maior engajamento do mundo no Instagram. Você pode comentar a estratégia por trás do digital do veículo, que sempre se posiciona de forma a seguir com o formato impresso?
“O POVO é um dos publishers de maior engajamento do mundo no Instagram. Primeiro, um investimento firme e contínuo na qualidade do nosso conteúdo, baseado na pluralidade de temas. Naturalmente esse conteúdo engaja com mais facilidade. Segundo, a nossa estratégia é baseada em dados e métricas. Expertise de quem é digital há mais de 20 anos. Esse é o nosso diferencial! No O POVO, o leitor consegue escolher em qual plataforma ele quer ler, ouvir, ver e ou participar da notícia.”
3 – A estratégia de branded content do O POVO garante excelentes resultados para os clientes. Você pode exemplificar como o veículo atua neste sentido e comentar algum desses resultados?
“No O POVO, nós temos o Labeta, nosso estúdio de branded content. Ele une conteúdo de marca feito com qualidade, pesquisa e métricas. Cada produto é pensado a partir das demandas específicas do cliente, no fortalecimento da marca ou divulgação de novos produtos/serviços, tendo como base estratégias de conteúdo customizado. Os principais projetos desenvolvidos pelo Labeta são: produtos digitais (publiposts nas redes sociais, instarreportagens e impulsionamento dos conteúdos), projetos multimídia (cadernos especiais, e-books e lives) e revistas e textos customizados para a versão impressa do jornal.”
“Em 2021, foram 943 peças no formato publieditorial dos mais diversos segmentos: gastronomia, educação, comércio, indústria e serviços. Um dos maiores ativos de desenvolver estratégias de branded content para nossos clientes é a nossa audiência, independentemente da plataforma – no impresso, portal, rádios, TV ou nas redes sociais.”
4 – Nestes 94 anos, muitas transformações aconteceram na indústria da informação e O POVO atravessou todas elas. Quais são os principais desafios do jornalismo profissional daqui para a frente?
“Os principais desafios estão em representar a pluralidade de vozes que vão surgindo dentro da sociedade – grupos ideológicos, étnicos, culturais e comportamentais querem legitimamente ser ouvidos e influenciar nos rumos da sociedade. Ouvi-los e representá-los em nossas páginas e telas é uma questão de respeito e de entendimento de um mundo complexo e plural, que exige seu protagonismo quando necessário. O POVO tem o desafio de mudar para manter a essência. Essa aparente contradição não sugere caminho fácil: tudo o que fazemos é público. Aliás, tornar público nossos processos, nossas escolhas e nossos caminhos é efetivamente parte da construção desse futuro.”
5 – Qual sua mensagem para comemorar esse ciclo de 94 anos?
“Olhar para o futuro não é, nem nunca será, fácil. Porém a certeza de um fundamento sólido e consistente ajuda bastante. Ter a certeza das vitórias alcançadas e a necessária velocidade para mudar são duas dessas bússolas.”
VEJA CAMPANHA DOS 94 ANOS DO O POVO:
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