Mercado

O POVO celebra 95 anos desde sua primeira publicação

Por Redação

07/01/2023 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

Caderno especial reúne a história do jornal mais antigo do Estado com as mudanças da sociedade ao longo dos anos
O POVO faz 95 anos neste sábado, 7 de janeiro. É o único jornal impresso que circula de segunda a domingo no Ceará, sendo também o jornal mais antigo do Estado. Sua atuação é pautada pela transparência e pelo diálogo com a sociedade, que se mantém há mais de nove décadas. Para comemorar este marco, um caderno especial sairá junto com a edição impressa no dia 7 de janeiro, quando o jornal, que circula desde 7 de janeiro de 1928, completa aniversário.
Para Ana Naddaf, diretora de Jornalismo do O POVO, o jornal, que reflete o simbolismo dos seus 95 anos de publicação, mantém-se fiel à sua essência.
“Preste a completar um século, com o jornalismo enfrentando as condições mais adversas e as mudanças constantes na indústria da comunicação, O POVO continua promovendo o debate público plural, ético e democrático tendo como base os pilares jornalísticos defendidos por esta Casa, há 95 anos, como a liberdade de expressão, a diversidade de opinião, a credibilidade e o combate intransigente à desinformação”, afirma.
“Este jornalismo – feito com preceitos de veracidade, qualidade e inovação – sempre em sintonia com o interesse público é o nosso maior propósito, portanto também nosso maior legado. Um legado que perpassa a cultura, o desenvolvimento político e econômico deste Estado e do Nordeste, a educação, o meio ambiente, as mudanças tecnológicas, os movimentos sociais e, principalmente, a defesa de uma sociedade livre e democrática.”, acentua a diretora de Jornalismo.
No caderno deste sábado, uma linha do tempo reúne os principais marcos da evolução do periódico que manteve a vanguarda ao longo das décadas, se antecipando às mudanças do Jornalismo. Conta como o jornal mantém a credibilidade e a imparcialidade na defesa de bandeiras para a sociedade cearense e na cobertura de grandes eventos.
“Ele destaca a importância do leitor nessa transformação, tanto do jornalismo como da própria história do O POVO em si”, observa Carol Kossling, repórter especial de Economia, da produção desenvolvida para o especial de aniversário, com edição de Beatriz Cavalcante e direção de Ana Naddaf e Erick Guimarães.
O leitor também é presenteado com um conteúdo que ficará na on-line, disponível na plataforma multistreaming do O POVO+. O especial abre com a entrevista com Rosental Alves, jornalista e titular da Cátedra Unesco em Comunicação e da Cátedra Knight de Jornalismo, da Universidade do Texas, que fala sobre evolução do Jornalismo, cacofonia da abundância de informação e pulverização da disciplina de comunicação.
O POVO é uma das poucas Redações do mundo a possuir ombudsman. Em 2023, a jornalista Joelma Leal assumiu o novo mandato, substituindo a jornalista Juliana Brito. O profissional encarregado à atividade é uma ponte entre o leitor e a Redação na busca pelo aperfeiçoamento e transparência do trabalho jornalístico.
O jornal é comandado pelos presidentes Luciana Dummar, presidente institucional, e João Dummar Neto, presidente executivo.