Movimentos do mercado

O POVO é 1º lugar no ranking dos jornais brasileiros impressos de maior sucesso no Instagram em 2021

Por Redação

17/04/2021 09h31

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Levantamento mostra os veículos impressos do País que mais conseguiram alavancar seguidores a partir da circulação

 

O POVO conquistou o primeiro lugar no ranking dos jornais brasileiros impressos de maior sucesso no Instagram em 2021. O levantamento, realizado pela Berkeley Institute no Brasil e divulgado nesta sexta-feira, 16, avaliou quais jornais conseguiram alavancar mais seguidores, baseado nos números de circulação, neste ano. Ao todo, o ranking conta com avaliação de 10 jornais impressos com maior circulação no País.

 

O destaque do O POVO aponta que, a partir de uma circulação de 11 mil exemplares neste ano, o periódico cearense alavancou 1,4 milhão de seguidores em sua conta no Instagram, atingindo uma nota de 154 no ranking. O levantamento foi feito a partir dos dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) e das contas públicas dos jornais na rede social.

 

De acordo com a editora de mídias sociais do O POVO, Glenna Cherice, a conquista do grupo reflete que a estratégia de distribuição de conteúdo pela equipe funciona. Ela também destaca que o Instagram é uma vitrine do que é produzido no jornal. “O Instagram é uma vitrine, um local de impacto visual e textual para quem nos acompanha. Nesses formatos, aplicamos os conteúdos que são produzidos aqui na casa: jornal O POVO, O POVO Online e O POVO Mais”, explica.

 

A editora também pontua que é preciso explorar o canal, conhecer o público e analisar como ele se comporta e destaca a importância da conquista. “Eu sempre falo, é olhar ali como um canal de distribuição que precisa ser estudado, analisado, testado e jogado no mundo. A importância dessa conquista é esse reconhecimento e saber que as estratégias, a produção e a distribuição, estão sendo eficientes e está gerando impacto na sociedade”, pontua.

 

Para o diretor-executivo de Jornalismo do O POVO, Erick Guimarães, a pesquisa reafirma a estratégica que o Grupo vem adotando nos últimos anos – de manter fortemente o jornalismo de qualidade na plataforma impressa, com investimento em reportagem e um sofisticado trabalho gráfico, ao mesmo tempo em que impulsiona esse conteúdo nas plataformas digitais.

 

“O Instagram é uma dessas plataformas com a qual O POVO trabalha, não a única. E o resultado é muito significativo, como a pesquisa aponta. Basta ver a comparação do índice que O POVO obteve com os de outros veículos de comunicação. Isso mostra que estamos seguindo um caminho correto e indica que O POVO tem utilizado corretamente essas plataformas, ampliando cada vez mais o nosso público”, analisa Erick Guimarães.

 

Luiz Chinan, fundador da iniciativa Berkeley Institute no Brasil, avalia o resultado: “O caso do diário O POVO, de Fortaleza, é um grande exemplo de como os jornais podem usar o Instagram como plataformas para aumentarem bastante sua audiência. Revela ainda como a rede social é uma grande oportunidade para todos os jornalistas do País”.

 

Confira o ranking geral do levantamento do Berkeley Institute:

Fonte: Berkeley Institute e Clube de Imprensa

No top 10 do levantamento, com 49.155 de circulação, 371 mil seguidores na rede social e índice de 7,6 da pesquisa, o Jornal Correio Braziliense, do Distrito Federal, aparece em segundo lugar. Na terceira posição, vem a Folha de S.Paulo. A partir de uma circulação de 328 mil unidades, o periódico alavancou 2,4 milhões de seguidores no Instagram, com índice de 7,3 na pesquisa. O Jornal Super Notícia de Minas Gerais (MG) foi o único que não foi possível identificar um perfil na rede social.

 

Qualificação em redes sociais

Como forma de auxiliar os jornalistas e empresas de mídia com a performance neste tipo de plataforma, o Berkeley Institute e o Clube de Imprensa lançam a ‘Semana Jornalista Plano B’.

O objetivo é oferecer um conjunto de recursos para que repórteres e editores possam encontrar oportunidades de carreira e renda com seus próprios conteúdos no ambiente digital. Serão disponibilizadas, de 27 a 29 de abril, três aulas digitais gratuitas sobre jornalismo de qualidade no Instagram.

Os profissionais interessados podem se inscrever gratuitamente no link, aqui.

 

 

Veja também:

Rádios O POVO CBN e CBN Cariri apresentam nova programação nesta segunda, 12

 

O POVO anuncia mudanças e inovações para potencializar conteúdos

 

O POVO vence o Prêmio ESET de Segurança da Informação