O foco das inovações é a melhoria da experiência de leitura do usuário; o nome também muda – deixa de ser O POVO Online e passa a adotar a marca O POVO
O POVO estreia inovações no portal, que fica mais ágil e moderno, nesta quinta-feira, 29. O foco é a melhoria da performance e da experiência do usuário na navegação das páginas. Com um design reformulado, o portal apresenta novidades na tipografia, nas cores e nos elementos visuais. Além disso, e sobretudo, a mudança evidencia o aperfeiçoamento do carregamento das páginas e do conforto na leitura para o público.
O projeto de desenvolvimento foi feito para que o site seja lido mais rápido pelos navegadores e que a página carregue de modo mais célere – sob as melhores estratégias de otimização para os mecanismos de busca, o SEO. Mais espaços em branco e menos cores ajudam a retirar a poluição visual e a ter mais contraste na leitura.
“Não é só uma alteração no design. O foco é o cuidado em melhorar a performance do portal e levar melhor experiência de leitura para o usuário. A página interna passa a ser centralizada, pois o protagonismo aqui é o conteúdo. As imagens têm mais destaque, e os elementos estão respirando mais nas páginas. As mudanças estão sendo lançadas hoje, mas a gente continuará inovando com frequência”, afirma Brenda Câmara, gerente de produtos e UX.
Os estudos para a execução das mudanças foram iniciados em 2019, com o diagnóstico do que precisava ser transformado e as pesquisas para as alterações. Brenda Câmara, que executou o projeto junto com o UI/UX designer Matheus Sales, conta que este é o início de um processo de mudanças que serão constantes.
A marca do O POVO não foi alterada, mas recebeu modificações nas cores – com um tom de azul específico, mais forte. A página inicial do portal, com a disposição das chamadas de forma dinâmica, ganha mais movimento. A seção de notícias mais lidas muda de local, e a barra dos colunistas tem novo desenho, destacando os artigos.
Não há mais diferença de cores entre as editorias. Assim, o realce vai para a paleta de azul, para reforçar a cor do O POVO. O playerda Rádio O POVO CBN está disponível também na home; assim, o usuário pode acompanhar a rádio enquanto consome as notícias do portal.
Brenda Câmara, que participou do projeto anterior do portal, há cinco anos, avalia que este é um marco para a página. “O POVOpermanece responsivo no mobile (no acesso pelos dispositivos móveis), com uma diferença de layout e tipografia própria. Outras grandes mudanças serão sentidas depois. O mais importante é a nova experiência de conteúdo para o leitor. Estamos todos muito felizes com o resultado”, diz Brenda, que é bacharel em Design.
Mudança no nome
O editor de Cotidiano, o jornalista Érico Firmo, reforça a simplicidade e a organização das matérias sobre o mesmo assunto. De acordo com ele, está mais fácil e intuitivo navegar entre conteúdos do mesmo tema. “Nosso objetivo é tornar o portal mais simples, organizado, com visual mais limpo e bonito. O objetivo final é apresentar e organizar melhor a informação para quem nos acessa e deixar mais fácil e prazeroso encontrar as informações”, frisa o jornalista.
Outra mudança lançada agora é o nome, que deixa de ser portal “O POVO Online” e passa a adotar o nome da marca, portal O POVO. Érico Firmo explica que já não fazia mais sentido usar o “online” como uma nova mídia – no caso do O POVO, há duas décadas.
O portal O POVO não é uma mídia, como impresso, rádio, revista ou TV. “É um porta-aviões onde estão todas as mídias e linguagens. E tudo isso é O POVO. O público assim já nos reconhece há muito tempo. É O POVO, independentemente do formato e da plataforma. Estamos materializando algo que já é realidade para quem nos acessa. Já somos e sempre seremos O POVO, e o leitor sabe disso. Na perspectiva de simplificar, o portal é apenas O POVO. Isso já é muita coisa”, constata Érico.
Confira o portal O POVO : https://www.opovo.com.br/
O POVO é História
Há 20 anos, no dia 29 de julho de 2001, o Grupo lançava o portal NoOlhar.com: