A série de reportagens que venceu o Prêmio ESET de Segurança da Informação foi publicada nos dias 7 e 8 de agosto deste ano, na editoria de Economia
O POVO venceu o Prêmio ESET de Segurança da Informação com a série de reportagens “Riscos e golpes cibernéticos aumentaram durante a pandemia”. O material, publicado nas edições dos dias 7 e 8 de agosto deste ano na editoria de Economia, abordou os principais riscos na web, o drama das vítimas, além dos caminhos para a proteção e os aspectos legais da segurança da informação. O jornal concorreu com veículos de toda a América Latina.
A série, de autoria da repórter Bruna Damasceno, teve o projeto gráfico dos designers Amaurício Cortêz e Ecília Coutinho, e a edição de Beatriz Cavalcante, Jocélio Leal e Raone Saraiva, editores de Economia. A repórter será premiada com uma viagem para participar do Mobile World Congress 2021, realizado em Barcelona, Espanha, e uma visita à sede da ESET em Bratislava, Eslováquia.
Cibersegurança x pandemia
Bruna diz que a série de reportagens sobre o agravamento da vulnerabilidade das pessoas nas redes, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus ajuda o leitor a observar melhor seus comportamentos e conhecer os riscos. “Muitas vezes, os rastros deixados e os perigos passam despercebidos em meio a um processo já automático de navegação”, afirma.
A repórter ainda destaca que o trabalho da equipe de editores e designers permitiu tornar o trabalho melhor, com linguagem mais didática e aproximar o leitor dessa realidade. “Trazemos nas reportagens os principais especialistas sobre o assunto para explicar para o leigo como funciona esse espiral cibernético, além da história de quem sofreu com os golpes e uma análise da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros dispositivos jurídicos”, observa.
Com a premiação, O POVO se tornou o segundo veículo de comunicação do Brasil a ganhar o prêmio ESET, realizado desde 2008. Em 2010, o Portal Adrenaline foi o vencedor.
Confira a série de reportagens vencedora
Riscos e golpes cibernéticos aumentaram durante a pandemia
Como ficar mais seguro no uso da internet