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O protagonismo do Snapchat com a Geração Z

Por Victor Campos

20/02/2025 17h32

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Entenda como a plataforma se tornou tão atrativa e caiu no gosto dos usuários mais jovens

Em 2011, o estadunidense Evan Spiegel criou o aplicativo Snapchat, quando tinha apenas 21 anos. Inicialmente, o aplicativo causou preocupação entre os pais de crianças e adolescentes, já que ele estava sendo utilizado como ferramenta para troca de imagens sexuais. Dois anos depois, Spiegel deu uma entrevista à BBC, onde afirmou que a controvérsia não impediria que o Snapchat fosse um sucesso. E, bem, ele não estava errado.

Atualmente, o Snapchat tem mais de 700 milhões de usuários ao redor do mundo. Desse quantitativo, 100 milhões usam o aplicativo diariamente nos Estados Unidos, com 86% dos usuários tendo menos de 35 anos. Os dados demonstram como o Snapchat ficou conhecido como o “Aplicativo da Geração Z”, transformando-se em uma plataforma de grande relevância estratégica para empresas que desejam alcançar o público mais jovem, especialmente o dessa geração.

Essa parcela do público migra de plataformas como Meta e Tik Tok, enxergando no Snapchat uma alternativa para se expressar de maneira diferente, fugindo de amarras sociais e estereótipos. Mas quais são os outros atrativos que levaram a Geração Z a aderir ao Snapchat? Confira alguns deles, abaixo:

1. Privacidade

Para criar uma conta no aplicativo, basta ter um número de telefone ou um e-mail e criar um apelido. Além disso, a única maneira de se encontrar um utilizador no aplicativo é conhecendo esse apelido ou fazendo parte da sua agenda de contatos.

A Geração Z têm virado sua atenção para este tipo de comunicação, uma vez que preferem manter contato com amigos mais próximos do que compartilhar uma história no mural do Facebook, publicar um carrossel de imagens no Instagram ou até mesmo criar vídeos curtos no Tik Tok.

“Os usuários querem compartilhar experiências com pessoas que escolhem e sem a necessidade de que esse conteúdo seja armazenado”, disse uma usuária de Snapchat ao portal de notícias Business Insider.

2. Efemeridade

Ao contrário do Facebook, TikTok ou Instagram, que armazenam fotografias e vídeos desde a data em que o utilizador se registou, o Snapchat apaga os conteúdos a cada 24 horas. Como nenhum conteúdo permanece na plataforma por mais de um dia, o aplicativo oferece uma certa liberdade aos usuários e permite histórias e comentários mais naturais e genuínos.

Quando um usuário envia um snap a outro, a fotografia ou vídeo só pode ser vista por no máximo duas vezes. E se quem recebe se esquece de ver ou deseja rever, a mensagem só permanecerá no app durante um mês.

Assim, empresas e pessoas da esfera pública têm o desafio e a oportunidade de interagir de uma forma mais genuína com o público. Por outro lado, novas maneiras de captar rapidamente a atenção de usuários precisam ser trabalhadas.

3. Diferenciação

Geralmente, na adolescência, pais e irmãos mais velhos são enxergados como figuras vexatórias, e o desejo adolescente de se diferenciar de sua família é um dos principais impulsionadores da contracultura juvenil.

O Snapchat desfruta de uma situação semelhante à que o Facebook experimentou quando foi lançado. Naquela época, o MySpace era a rede social do momento. Então, o processo de pensamento dos adolescentes de 2004 foi: O Facebook não é MySpace, minha irmã mais velha usa o MySpace, minha irmã mais velha é chata, portanto, o MySpace é chato”.

Assim, diversos jovens adentram no Facebook para se diferenciarem de seus familiares e compartilharem momentos com grupos específicos aos quais eles podem selecionar. O mesmo ocorre no Snapchat, com a vantagem de compartilhar mensagens e imagens que somem sem receito de pressões sociais.

4. Menos pressões sociais

Em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e TikTok, existe grande preocupação com o número de seguidores ou com o julgamento alheio ao que é publicado pelos usuários. Com isso, surge nos adolescentes a necessidade de sempre se certificar se estão bem ou não em fotos para os amigos ou possível interesse romântico.

Na contramão dessa dinâmica das outras plataformas, o Snapchat tornou-se um espaço para os adolescentes se sentirem mais capazes de serem autênticos, publicando fotos não retocadas, geralmente sem filtros e sem aprimoramentos, criando uma forma honesta e aberta de comunicar o que está acontecendo no seu dia a dia.

5. Interface atrativa e com apelo visual

Com interface moderna, intuitiva e de fácil utilização, o Snapchat, caiu no gosto da Geração Z. A aplicação é simples e sem algoritmos. Um prato cheio para jovens que desejam somente viver o momento e compartilhar suas próprias vivências com seus grupos.

Embora o WhatsApp e outras redes sociais continue sendo um serviço popular, é no Snapchat que a maioria das comunicações instantâneas ocorre entre os membros da Geração Z.

Como diz o ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Se um texto luta para transmitir emoções e pode ser facilmente mal interpretado, uma imagem com uma simples legenda é mais rápida e mais óbvia de se compreender.

6. Não é uma rede social

Os usuários do Snapchat não têm porque interagir com outras pessoas ou sequer criar conteúdo próprio. Com isso, a empresa por trás do aplicativo diversificou seu uso da aplicação ao lançar a seção discover – um carrossel de histórias oferecidas por uma série de veículos de mídia.

“Não somos uma rede social. Temos uma colaboração com alguns meios de comunicação para criar um formato que priorize contar histórias”, disse o Snapchat, em um comunicado oficial.

Dessa forma, é possível entrar em perfis de veículos como BBC, CNN, Globo, Folha de São Paulo, dentre outros, que devem atualizar seu conteúdo a cada 24 horas para informar melhor os usuários que os acompanham

Diariamente, os usuários do Snapchat assistem a cerca de 8 bilhões de vídeos, segundo dados oferecidos pela própria empresa.