Ter em quem se inspirar e aprender com as referências são atitudes que valorizamos bastante no nosso dia a dia. A busca pelo conhecimento deve ser uma constante. Por isso, seguimos com essa série de três artigos sobre “O que as marcas brasileiras mais valiosas nos ensinam”.
Hoje, apresentamos o segundo artigo em que abordamos os atributos para análise da força de uma marca, utilizados pela consultoria global Interbrand. Na coluna passada, falamos sobre os fatores internos que favorecem o branding e que estão relacionados à gestão dos colaboradores. Agora, chegou o momento de falarmos sobre o engajamento do público externo para a construção de marcas fortes.
Distinção, coerência e participação. Esses são os três os fatores que favorecem o engajamento dos consumidores com as marcas, segundo a Interbrand. Vejamos:
- Distinção. Uma marca forte deve construir ativos e experiências exclusivas que precisam ser reconhecidos e lembrados pelos seus públicos e difíceis de serem copiados pelos concorrentes.
- Coerência. É preciso construir uma narrativa autêntica e que desperte atenção e emoções nos consumidores, fazendo com que suas interações em todos os canais sejam coerentes e positivas.
- Participação. Uma marca, para ser significativa, deve estimular o envolvimento e a colaboração de clientes e parceiros, criando um ambiente dialógico que favoreça o engajamento dos públicos.
Entendido esses três fatores, que tal analisar como está a sua marca em relação a eles? Após análise, é interessante traçar ações para o alcance ou aprimoramento deles e, assim, desenvolver uma marca valorosa.
Bom, e por hoje, é só. Até a próxima Coluna Radar, em apresentaremos como construir a relevância de uma marca.