O que as marcas brasileiras mais valiosas nos ensinam: parte 02

Por Redação

20/05/2024 09h48

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Ter em quem se inspirar e aprender com as referências são atitudes que valorizamos bastante no nosso dia a dia. A busca pelo conhecimento deve ser uma constante. Por isso, seguimos com essa série de três artigos sobre “O que as marcas brasileiras mais valiosas nos ensinam”.

Hoje, apresentamos o segundo artigo em que abordamos os atributos para análise da força de uma marca, utilizados pela consultoria global Interbrand. Na coluna passada, falamos sobre os fatores internos que favorecem o branding e que estão relacionados à gestão dos colaboradores. Agora, chegou o momento de falarmos sobre o engajamento do público externo para a construção de marcas fortes.

Distinção, coerência e participação. Esses são os três os fatores que favorecem o engajamento dos consumidores com as marcas, segundo a Interbrand. Vejamos:

  • Distinção. Uma marca forte deve construir ativos e experiências exclusivas que precisam ser reconhecidos e lembrados pelos seus públicos e difíceis de serem copiados pelos concorrentes.

  • Coerência. É preciso construir uma narrativa autêntica e que desperte atenção e emoções nos consumidores, fazendo com que suas interações em todos os canais sejam coerentes e positivas.

  • Participação. Uma marca, para ser significativa, deve estimular o envolvimento e a colaboração de clientes e parceiros, criando um ambiente dialógico que favoreça o engajamento dos públicos. 

Entendido esses três fatores, que tal analisar como está a sua marca em relação a eles? Após análise, é interessante traçar ações para o alcance ou aprimoramento deles e, assim, desenvolver uma marca valorosa.  

Bom, e por hoje, é só. Até a próxima Coluna Radar, em apresentaremos como construir a relevância de uma marca.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.