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O que marcas estão comunicando no Dia da Consciência Negra

Publicado em

20/11/2023 16h12

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Confira ações e campanhas feitas em alusão à data no Brasil

Nesta segunda-feira (20), é celebrado o Dia da Consciência Negra. Concebido em 1971 e instituído como data comemorativa em 2011, o dia relembra a luta das pessoas negras contra o racismo, como também, celebra as culturas afrodescendentes. Para marcar presença na luta, muitas marcas têm reforçado o posicionamento de promover a igualdade racial e celebrar a diversidade.

Essa data, que remete à luta contra a discriminação racial e em homenagem a Zumbi dos Palmares, tornou-se um momento crucial para as empresas refletirem sobre suas práticas e comunicarem mensagens alinhadas com a promoção da inclusão. Confira algumas ações desenvolvidas pelas marcas para celebrar a data em 2023:

Instituto Identidades do Brasil (ID BR)

O ID BR, organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da igualdade racial, lançou a campanha “Não Vamos Esperar 167”, iniciativa que surgiu como resposta a um estudo recentemente divulgado pelo ID_BR. No material, a instituição revela um panorama alarmante: o Brasil só deve alcançar a igualdade racial no mercado de trabalho em 2190, levando 167 anos, a partir de 2023, para atingir a equidade racial, caso medidas eficazes não sejam implementadas de imediato.

Hapvida NotreDame Intermédica

Para reforçar a importância do combate diário a todo tipo de discriminação, a Hapvida NotreDame Intermédica lança a campanha “A transformação só acontece com a sua atitude”, alusiva ao Dia da Consciência, celebrado em 20 de novembro. A iniciativa inclui cartilha informativa, reforço de treinamentos sobre diversidade, equidade e inclusão; vídeo elaborado pelos funcionários da instituição sobre situações cotidianas em que o racismo se expressa, além do incentivo à participação no grupo de afinidade étnico-racial da companhia.

Além do desenvolvimento da campanha, diversos dados reforçam a trajetória de evolução na cultura de inclusão da empresa: dos 66 mil colaboradores, 61% são pessoas pretas ou pardas.

 Central Única das Favelas (Cufa)

A Cufa aproveitou a data para criar uma campanha mostrando como a desigualdade entre classes sociais terminam afetando a expectativa de vida entre brancos e pretos. Enquanto brancos vivem em média 73 anos, os negros vivem 67 anos.

A campanha assinada pela Bolero Comunicação e produzida pela TerraVista traz uma mensagem impactante e irá ao ar a partir desta segunda-feira, nos canais abertos de TV. Também estará disponível nas redes sociais da Cufa.

Marista Brasil:

A agência curitibana Páprica Comunicação, em parceria com o Marista Brasil, Colégios Maristas, Escolas Champagnat, Escolas Sociais e seu próprio núcleo interno de Diversidade e Inclusão, desenvolveu uma campanha com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a questão do racismo, instigando ações que façam a diferença no combate ao sistema de opressão e desigualdades.

O mote da campanha “Consciência gera respeito, abre diálogo e inspira ação”, segue uma construção lógica: primeiro a consciência que leva ao respeito, após isso promove o diálogo e inspira a ação, destacando a importância da conscientização para uma sociedade que promove o respeito.