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O que muda no marketing digital com a chegada do 5G?

Por Redação

24/08/2022 17h37

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Utilizar o marketing digital se tornou algo essencial para marcas que desejam alcançar o público certo e ter seu retorno em vendas. Com a chegada da conexão 5G no Brasil, a perspectiva é que as formas de conexão se tornem muito mais velozes e dinâmicas. Assim, as pessoas poderão aproveitar novas maneiras de interação online.

 

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo já possuem estações de 5G em operação. Na segunda-feira, 22, foi autorizada a ativação nas cidades de Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória. As demais capitais devem receber a tecnologia até o dia 28 de outubro.

 

Para se ter ideia, o 5G vai contar com uma velocidade 100x mais rápida do que o 4G. Além disso, o 5G deve permitir um número até 100 vezes superior de dispositivos conectados ao mesmo tempo.

 

Por isso, a cobertura 5G tende a trazer uma série de oportunidades. O público em geral terá uma conexão melhor para acessar conteúdos e interagir por meio do ambiente virtual.

 

Inclusive, com todas as possibilidades de viagem de dados e alta conexão, o 5G pode contribuir diretamente para testes e aplicações de novas tecnologias. Os carros sem motoristas são um exemplo de tendência que pode ser implementada.

 

O 5G vai trazer mudanças enormes em relação a forma como o marketing é feito. A nova norma será a criação de conteúdos cada vez mais interativos, e as empresas que tomarem a vanguarda nessa nova onda da internet terão preferência na mente do consumidor.

 

Alguns formatos de mídia que ganharão ainda mais espaço serão vídeos, live streaming, realidade virtual e games. Dispositivos capazes de exibir conteúdo de realidade aumentada e virtual se tornarão cada vez mais comuns.

 

Recentemente o NY Times mostrou em uma reportagem a Saatchi Art, galeria que desenvolveu um aplicativo que permite aos interessados visualizarem as obras com a tecnologia de realidade estendida (XR) antes de fazer uma compra e também conectar e conversar diretamente com curadores de arte.

 

Com essa funcionalidade as pessoas podem fazer tudo, por exemplo, no conforto de casa. Do outro lado, martechs de criatividade à serviço das marcas desenvolverão mais e mais alternativas tecnologicas para melhorar a experiência do cliente.

 

Outra possibilidade animadora é a realidade virtual. Além de contar com novas formas de ter contato com as marcas no ambiente online, os eventos híbridos como feiras e shows trazem novas perspectivas de interação para o público.

 

Do mesmo modo, o 5G ajudará com a coleta de dados e, inclusive, em tempo real. Nesse sentido, a análise das informações será mais rápida e as marcas poderão trabalhar de acordo com a segmentação.

 

Com isso, será possível criar campanhas ainda mais personalizadas, que levam em consideração o perfil do usuário, sua localização, preferências e mais.

 

O leque de oportunidades infinitas de contato com os consumidores, que já era vasto até aqui, será ainda mais amplo. O único parâmetro real será a imaginação de planners, criativos e developers.  Marcas que não estiverem agindo neste contexto ficarão em desvantagem na “batalha pela atenção”

 

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