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O que os profissionais de marketing tem a dizer sobre a profissão e o mercado da comunicação em Brasília?

Por Victor Campos

08/05/2025 11h30

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Instituído em referência à fundação da Associação Brasileira de Marketing (ABM), criada em 8 de maio de 1978, o Dia do Profissional de Marketing visa homenagear os profissionais responsáveis por planejar, criar, executar e analisar estratégias para promover marcas, produtos ou serviços.

Segundo a 30ª edição do Boletim de Conjuntura do Distrito Federal, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), há um panorama positivo para a economia da capital do país no terceiro trimestre de 2024. O relatório revelou que o volume de serviços cresceu 8,7% em relação ao segundo trimestre, liderado pelo segmento de informação e comunicação, que registrou um avanço de 17,3% no período e 24,0% na comparação anual.

Em celebração a estes profissionais, o Nosso Meio convidou três profissionais que atuam em Brasília para compartilharem suas opiniões sobre o futuro da profissão e dos profissionais de comunicação do setor.

Questionado sobre o papel do marketing no mercado de Brasília, o profissional Mayko Chaves, que atua como diretor de mídia da Agência Calia, explica sobre a dimensão do mercado na capital do país e a importância dos profissionais da área.

Mayko Chaves – Diretor de Mídia da Agência Calia

“O papel do marketing em Brasília é fundamental quando a gente fala do mercado nacional, considerando que Brasília acaba vinculando, comunicando com vários cantos do país. Então considerando principalmente os clientes do governo federal, que na maioria das vezes os temas são mais abrangentes, a gente fala com grande parte da população, na totalidade, então a gente traz muitas informações em forma de utilidade pública e muitas dessas informações reverberam em todo o nosso país. Então hoje, Brasília é fundamental quando falamos de comunicação e marketing para o nosso país”, explica.

O profissional também aborda sobre a importância das tendências para os profissionais do mercado, e explica que essa é uma ótima ferramenta para se ter um olhar mais atrativo para assuntos diversos.

“É importante se atentar nas tendências, no que o público-alvo está consumindo. A forma de se consumir publicidade muda a cada dia. Então é importante estar sempre atento e não apenas onde a publicidade está, mas como ela é vista. E, além disso, é importante tornar as campanhas memoráveis, ampliando dessa forma o alcance e trazendo mais pessoas impactadas, principalmente de forma orgânica. Quando a campanha gera um impacto positivo, ela amplia esse poder de alcance de forma orgânica.”

Já na visão da profissional Ana Carolina Valença, gerente de marketing do Shopping Casa Park, o marketing saiu de um local reservado e hoje é ponto fundamental no sucesso de pessoas e negócios.

Ana Carolina Valença, gerente de marketing Shopping Casa Park (imagem divulgação)

“O papel do marketing pra mim é essencial e estratégico em qualquer mercado e em qualquer segmento de atuação que você ou sua empresa tiverem. Com o passar dos anos o marketing foi se tornando necessário e ele hoje é a alma de qualquer negócio, literalmente. Ele faz parte do dia a dia de todo mundo e o que quer que você faça, você precisa pensar no marketing pra que aquilo tenha sucesso. Não existe nada de sucesso hoje que não tenha um marketing muito bem pensado por trás,” afirma Ana Carolina.

Olhando para Brasília, a profissional compartilha “Hoje a gente tem uma cidade relativamente nova, mas que tem essa produção de marketing muito forte, principalmente de jovens. Então o papel do marketing é esse de apoiar e fortalecer o nosso local. Acho que esse é o papel não só do marketing, mas de todos que nasceram ou que vivem aqui, de ajudar e enaltecer o que temos de bom aqui ainda mais.”

Sobre o marketing no mercado de Brasília, o especialista em comunicação digital, Camilo Ponce de Leon, da UNICEF, compartilha também:

Camilo Ponce de Leon, especialista em comunicação digital da UNICEF

“O marketing no mercado de Brasília tem dois pontos super importantes: falar com consumidores com alto poder de compra e alta concentração de renda em pequeno espaço físico e tem a comunicação governamental para esse público e para todo o público do entorno”, pontua Camilo de Leon.

Instigado sobre como será o mercado da comunicação no futuro, Camilo de Leon, aponta que os profissionais de marketing devem se munir de habilidades que serão essenciais para a profissão nos próximos anos.

“As principais habilidades que eu acho que todo profissional de marketing tem que ter é: conhecimento, tem que saber pensar usando menos ferramentas e saber o que quer. As ferramentas elas são um complemento disso, mas acho que você tem que saber conhecer muito bem o seu público, conhecer muito bem os desejos e qual o seu diferencial. Essa pessoa que sabe pensar, sabe como usar as ferramentas para fazer a melhor comunicação, eu acho que esse é o diferencial. Coisas que nem toda inteligência artificial vai conseguir fazer, nem todo software, nem qualquer livro vai conseguir, mas sim as pessoas que vão operar e vão guiar essas máquinas para fazer. Então para mim esse que é o grande papel do profissional é o máximo do futuro”, finaliza.

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