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O que significa o fim do Grupo ABC, maior holding de agências de publicidade no Brasil?

Por Redação

29/11/2022 11h48

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O Omnicom Group, rede global das principais empresas de publicidade e propaganda e serviços em marketing, anunciou, neste mês de novembro, o fim das atividades do Grupo ABC no Brasil. O ABC já foi considerado a maior holding nacional de empresas do ecossistema criativo brasileiro. Com isso, as quatro marcas atuantes em território nacional que ainda prestavam contas ao ABC (Africa, DM9, CDN e Interbrand) passam ser subordinadas às redes globais das quais estão ligadas. Teremos assim uma produção de publicidade cada vez menos brasileira?

A partir de janeiro de 2023, as agências Africa e DM9 se reportarão diretamente à divisão operacional da Omnicom, DDB Worldwide, enquanto a CDN passou a responder ao Omnicom PR Group desde outubro deste ano e a Interbrand Brasil, à sede global da Interbrand, desde julho. Com isso, o Grupo ABC, que foi adquirido pela Omnicom em 2016, deixará de operar como holding. De acordo com comunicado divulgado nesta segunda-feira (7), Cristiano Muniz, CEO do Grupo ABC, está deixando o Omnicom Group.

A justificativa para o encerramento do Grupo ABC é que essa estrutura intermediária era um modelo atípico nos negócios da Omnicom e só se manteve porque assim já estava organizado quando foi totalmente comprado pelo conglomerado norte-americano, há 6 anos. O Grupo ABC chegou a operar com cerca de 15 marcas, mas nos últimos anos, passou por um processo de redução de marcas e de pessoal.

De acordo com o grupo global, quando assumiu o posto no início de 2019, a missão de Cristiano Muniz era a de reorganizar a holding nacional já com vistas à incorporação total das agências às suas respectivas redes.

 

“Com a reestruturação agora concluída, não há necessidade de uma camada de holding local. Saio confiante de que as divisões operacionais da Omnicom continuarão a prosperar e crescer com muito sucesso no mercado brasileiro”, afirmou o CEO, em comunicado.

 

Nova organização

Os escritórios brasileiros das agências que faziam parte da holding já começaram a se organizar.

Africa, comandada pelos copresidentes Márcio Santoro e Sérgio Gordilho, era a maior empresa do Grupo. A agência já vinha fazendo reportes específicos, como os das áreas de criação, à DDB Latina, presidida pelo CEO Juan Carlos Ortíz. Agora, oficialmente, ela passa a prestar contas à DDB Worldwide a partir de janeiro de 2023.

Quem também se reportará à DDB Worldwide é DM9, fruto da fusão entre SunsetDDB, TracyLocke e Track, que voltou ao mercado em junho de 2022 junho sob direção do CEO Pipo Calazans, em conjunto com o COO Thomas Tagliaferro e o CCO Icaro Doria.

Já a CDN, que soma 35 anos de atuação no mercado local e acaba de se reposicionar para fortalecer a área de inteligência de dados, já iniciou em outubro seus reportes diretos ao Omnicom Public Relations Group.

Por fim, a Interbrand, dirigido pelo CEO Beto Almeida, já vinha desde julho vinha se reportando integralmente à sede global de Nova York. A empresa, assim como a área de PR, integra o que o Omnicom chama de Diversified Agency Services (DAS).

Grupo ABC foi a maior holding nacional de agências

O Grupo ABC foi fundado em 2002, inicialmente com a marca Ypy, para administrar os negócios mantidos no Brasil pelo Omnicom em sociedade com o grupo de executivos locais liderados por Nizan Guanaes e Guga Valente. Com planos que incluíam a abertura de capital, o ABC atraiu investimentos de três fundos nacionais: Icatu, Kinea e Gávea.

Entretanto, em novembro de 2015, o Omnicom anunciou a compra de 100% do capital do ABC. Muniz, que já havia atuado por sete anos como CFO e COO do ABC, a partir do final de 2010, foi chamado em 2019 para assumir o comando em substituição à dupla Nizan e Guga, que se desligaram totalmente da holding nos anos seguintes. O movimento aponta para uma globalização da publicidade nacional e põe em risco a autenticidade dos nossos criativos.

 

Entenda a estrutura global do Omnicom Group

O portfólio do Omnicom Group inclui três redes globais de agências de publicidade – BBDO, DDB e TBWA – bem como uma rede global de mídia, Omnicom Media Group, que é composta por três dos principais provedores de serviços de mídia do mundo: OMD, PHD e Hearts & Science. A Omnicom também administra um grupo global diversificado de agências sob o DAS Group of Companies, composto por: Health Group, Precision Marketing Group, Commerce Group e Advertising Collective. Em 2021, criamos a Communications Consultancy Network (CCN) composta pelo Omnicom Public Relations Group – com agências como FleishmanHillard, Ketchum, Marina Maher Communications, Porter Novelli e muito mais.

No Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, mais de 160 agências Omnicom de 45 países ganharam mais de 180 Leões em 2021. A Forbes classificou o Omnicom Group em sua lista de Melhores Empregadores do Mundo em 2020 e seu ranking dos Melhores Empregadores da América pela Diversidade. Omnicom também é consistentemente apresentado nos 250 melhores desempenhos da Fortune 500.