Em uma palestra interativa, com foco no que é fora do óbvio, o autor de nove livros best-sellers, Rohit Barghava, trouxe para o palco do MMA Impact Brasil 2023, pensamentos e reflexões que podem ajudar na construção de melhores estratégias para o marketing das empresas.
O palestrante inicia contando um pouco da sua trajetória e como consolidou a sua carreira. Ele destaca que é preciso se fazer perguntas não óbvias e sair do mesmo olhar para compreender outras perspectivas, dessa forma, buscando entender outros olhares, a escrita, as ideias surgem de maneira mais clara e assertiva.
“As pessoas que entendem as pessoas sempre vencem”, afirma.
Para aplicar o marketing, é indispensável pensar de forma disruptiva, para atrair as pessoas olhando para aquilo que não está claro.
“Como podemos ver o que os outros não perceberam?”, questiona.
Ele destaca que a criatividade é o ponto chave do marketing, para virar a chave e pensar de forma inovadora. Para isso, ele fala sobre a importância de se comunicar com quem está fora da bolha e compartilhar ideias.
Rohit complementa dizendo que é indispensável estar atento para construir uma estratégia consolidada, seja para lançar um livro, um produto ou uma palestra.
“Você tem que deixar o ruído de fora e prestar no que realmente interessa.Se você prestar atenção no que interessa, você pode ver claramente qual o próximo passo”, disse.
Dando continuidade, ele fala sobre o pessimismo que as pessoas têm em relação ao futuro, como o pensamento de que o pior está por vir ainda é muito latente.
“Como nós vamos lutar contra essa epidemia global de pessimismo? É celebrando histórias”, afirmou.
Sobre tendências, o executivo pontua algumas que podem influenciar na qualidade de conteúdos que captem a atenção do cliente e na percepção de marketing dos próximos anos:
- Valor do conteúdo de marca voltado para o comportamento dos consumidores;
- Conexões entre diferentes setores para criação de diferentes ideias;
- Conhecimento instantâneo, um conteúdo rápido que agrega algum conhecimento;
- Inteligência artificial como uma aliada para a melhora do conteúdo;
- As histórias podem ser um ótimo fio condutor para reter a atenção.
“O único futuro é aquele que podemos imaginar”, conclui Rohit ao falar sobre a importância de estar sempre exercitando a criatividade e a inovação.
MMA Impact Brasil 2023
Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.
Rohit Barghava
Rohit Bhargava tem a missão de inspirar mais pensamentos não óbvios no mundo. Ele é autor de nove livros best-sellers do Wall Street Journal e do USA Today por três vezes e é amplamente considerado um dos palestrantes mais divertidos e originais sobre tendências, inovação e marketing do mundo. Rohit foi convidado para ministrar palestras e workshops com ingressos esgotados em 32 países ao redor do mundo para mudar a maneira como equipes e líderes pensam no Banco Mundial, NASA, Intel, LinkedIn, MetLife, Under Armour, Univision, Disney e centenas de outros bem -organizações conhecidas. Antes de se tornar empresário e fundar duas empresas, ele passou 15 anos liderando a estratégia de marca na Ogilvy e na Leo Burnett, onde aconselhou marcas globais sobre comportamento humano, marketing e storytelling. Fora de suas palestras e consultoria, Rohit ensinou oratória persuasiva e marketing global como professor adjunto na Georgetown University, é frequentemente citado na mídia global e escreve uma coluna mensal sobre tendências para a revista GQ no Brasil. Rohit mora na área de Washington DC com sua esposa e é um pai orgulhoso de dois meninos. Ele adora as Olimpíadas (já esteve em cinco!) E odeia ativamente a couve-flor.