A empresa aponta o investimento em 10 milhões, inteligência artificial e rede de negócios baseados na economia colaborativa no setor da comunicação corporativa
A Oficina Consultoria, agência especializada em gestão de comunicação e reputação, adquiriu a totalidade das cotas da In Press na sociedade que mantinham em conjunto. Com a operação, a Oficina passa a atuar de forma totalmente independente.
Em comunicado divulgado na última terça (24), as empresas apontaram que a operação inaugura uma nova fase e reflete o amadurecimento dos negócios e os interesses estratégicos das duas partes. “Ambas seguem atuando com respeito mútuo, certos de que valeram o aprendizado e os resultados gerados ao longo dos 14 anos da sociedade”, diz o informativo. Agora, a fundadora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins, terá como sócias da Oficina Consultoria a atual CEO da empresa, Liliane Pinheiro, e a diretora-executiva Natália Lima.
Na largada da nova fase, a empresa apostará em inteligência artificial e na expansão do setor privado, com um investimento de R$ 10 milhões, e na nova Rede de Reputação e Influência — que já reúne 40 agências parceiras em todo o país —, em um modelo negócios colaborativo, inédito no setor das comunicações. Idealizada pela empresa, a Rede busca fortalecer a inteligência regional e hiperlocal, essencial na construção de comunicação e reputações em ambientes descentralizados e de alta complexidade. A expectativa é de crescimento de 20% nas oportunidades de negócios para as empresas da comunidade, em um setor que movimenta mais de R$ 2 bilhões ao ano, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa.
A Rede é resultado de uma modelagem conduzida com a Linea Consulting e adota o formato comunidade as a service, com governança horizontal, uso de dados, tecnologia e inteligência coletiva para enfrentar desafios complexos de reputação, influência, estratégia e comunicação. Entre os integrantes estão agências de PR regionais e organizações como Inteligov, Hexa Brasil, XRBR, Forebrain, Ideia Pesquisa, VTracker, Uau Hub e a Fundação Dom Cabral. O grupo oferece serviços integrados em áreas como gestão de crise, comunicação institucional, pesquisa, eventos, soluções locais e inteligência artificial, com atuação capilarizada.
“Estamos vivendo uma transição histórica. Esse movimento inaugura um novo momento para o setor de comunicação corporativa, mais alinhado com os princípios da nova economia: colaboração, inteligência em rede, flexibilidade e geração de valor mútuo. É uma resposta concreta aos desafios de um mercado em transformação”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina.
Confira também: