Mercado

Oito instituições brasileiras estão no ranking da Forbes de Melhores Bancos do Mundo

Por Lucas Abreu

17/04/2025 11h21

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Instituições financeiras de 34 países foram avaliadas por 50 mil clientes que deram notas a uma série de critérios, baseando-se principalmente no relacionamento

Na última sexta-feira (11), a Forbes, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, divulgou o ranking dos Melhores Bancos do Mundo. Na pesquisa, empresas de 34 países foram avaliadas por 50 mil clientes que deram notas a uma série de critérios, baseando-se no relacionamento dessas pessoas com essas instituições financeiras. Dentre esses fatores estavam: confiança, aconselhamento financeiro, atendimento ao cliente, serviços digitais e termos e condições.

Os elementos da pesquisa foram considerados em um sistema de pontuação, no qual respostas de ex-clientes dos últimos três anos e de pessoas que conhecem os bancos por meio de terceiros tiveram peso menor. Já as respostas de clientes ativos receberam peso maior. Além disso, a análise inclui os resultados de 2024, com um peso reduzido, para considerar o desempenho das instituições com o passar dos anos.

Os bancos com as pontuações finais mais altas em seus respectivos países foram incluídos no ranking. Ao todo, foram elencadas 385 instituições financeiras ao redor do mundo, sendo oito delas brasileira, incluindo fintechs. O Nubank foi a instituição de melhor avaliação tanto no Brasil quanto no México.

Confira o ranking das instituições brasileiras abaixo:

  • 1º Lugar: Nubank
  • 2º Lugar: PagBang
  • 3º Lugar: Inter&Co
  • 4º Lugar: Itaú Unibanco
  • 5º Lugar: Sicredi
  • 6º Lugar: Banco BTG Pactual
  • 7º Lugar: Bradesco
  • 8º Lugar: Banco Sofisa

Líderes das instituições financeiras presentes no ranking comemoraram seus desempenhos e revelaram um pouco das estratégias utilizadas para garantir bons índices de satisfação de seus clientes.

“O ranking da Forbes espelha o reconhecimento do nosso modelo de negócio de colocar o associado sempre em primeiro lugar, promovendo, por meio das nossas 103 cooperativas de crédito, um relacionamento próximo e consultivo. Acreditamos na relevância dos investimentos em canais digitais, e mais ainda na presença física, próxima do associado, onde ele mora, trabalha e tem o seu negócio, seja no campo ou na cidade, e sempre gerando alternativa aos associados e mantendo a humanização nas relações”, afirma César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

“Todos os Nubankers são convidados a acompanhar periodicamente o atendimento ao cliente para realmente entender o tipo de feedback que estamos recebendo na ponta”, comenta David Vélez, fundador e CEO do Nubank.